Piloto morre após colisão de aviões durante show aéreo em Portugal
A vítima fatal foi identificada como Manuel 'Coco' Rey Cordeiro, piloto de nacionalidade espanhola
Duas aeronaves de pequeno porte colidiram durante um show aéreo no sul de Portugal, neste domingo, 2. A colisão provocou uma explosão, deixando um morto e um ferido. A vítima fatal foi identificada como Manuel 'Coco' Rey Cordeiro, piloto de nacionalidade espanhola, informou o jornal português Diário de Notícia. A outra vítima teria sofrido apenas ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital de Beja.
A Força Aérea Portuguesa lamentou o incidente e prestou solidariedade aos familiares e amigos do piloto espanhol morto. "A Força Aérea lamenta profundamente comunicar a existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars [..] É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda", disse o comunicado.
Segundo a nota da corporação, o outro ferido é de nacionalidade portuguesa. O homem "recebeu os cuidados de emergência no imediato, tendo sido avaliado pelas equipas de saúde, militares e civis, presentes no evento e, por precaução, foi encaminhado para o Hospital de Beja", afirmou o documento.
O acidente foi registrado em vídeo. Nas imagens, é possível ver o momento em que seis aeronaves estão em formação até que uma delas perde altura e, ao arremeter, se choca com outra, perdendo o controle e explodindo ao chegar no solo.