Alunos de Geografia da Uneal de Arapiraca participam de aula prática em Paripueira
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a história e as peculiaridades da cidade.

Estudantes do curso de Geografia do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, integrantes do Núcleo de Pesquisa Lameg - Laboratório de Estudos sobre Metodologia e Ensino de Geografia, participaram de uma aula prática em Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, no sábado (01).
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a história e as peculiaridades da cidade. Paripueira, que significa "águas mansas" em tupi, é conhecida por suas águas tranquilas e transparentes, formando um verdadeiro aquário natural. As piscinas naturais, situadas a menos de um quilômetro da costa, são um dos destaques, proporcionando um cenário deslumbrante e único no estado de Alagoas, já que formam a maior concentração de piscinas em um mesmo local, são cerca de 25 piscinas a menos de 1 Km da costa da praia.
Paripueira está situada a aproximadamente 30 km ao norte de Maceió e é a praia mais urbana da região, contando também com as praias Costa Brava e Sonho Verde. Na parte central da cidade, os alunos puderam conhecer o centro comercial e turístico, que oferece diversas opções de pousadas, bares e restaurantes. A área também é conhecida por sua beleza natural, com praias que se estendem por uma grande faixa e são cercadas por centenas de coqueiros, convidando ao descanso e à contemplação.
A história de Paripueira é rica e marcada pela influência holandesa durante o período colonial. Além disso, esse recanto ecológico faz parte da APA Costa dos Corais, área de preservação ambiental, onde se refugia o peixe-boi, espécie em extinção, aqui protegido pelo Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-Boi, único na América Latina.
Está no início da segunda maior concentração de recifes do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais na Austrália, o ecossistema formado no litoral brasileiro encanta todos os turistas.
Para a professora Maria Ediney Ferreira, coordenadora do grupo, as aulas práticas são fundamentais para o aprendizado dos alunos. “Em uma aula prática, os alunos conseguem aprender o equivalente a vários dias de aula, porque vem junto com a experiência, e não há nada que substitua essa vivência”, afirmou a professora.
Os estudantes retornaram para Arapiraca com uma compreensão aprofundada não apenas sobre os aspectos geográficos, mas também históricos e culturais de Paripueira, enriquecendo significativamente sua formação acadêmica.
Paripueira é um lugar pacato e calmo, que atrai muitos visitantes, seja pela tranquilidade ou pelas grandes e tradicionais festas, como a do padroeiro Santo Amaro, Carnaval, Semana Santa, São João e Emancipação Política.
Últimas notícias

No Dia dos Professores, Rafael Brito celebra aprovação de projeto que garante piso salarial a contratados temporários

Prefeita Ceci destaca transformação e valorização da Guarda Municipal de Atalaia

Carreta pega fogo e fica destruída em incêndio no Conjunto Antônio Lins em Rio Largo

Caminhão é encontrado abandonado na entrada do Sítio Luciana em Palmeira dos Índios

Câmara de Novo Lino recebe nota zero em transparência pública na gestão da ex-presidente Núbia Lima

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
