Agreste

Comitiva do Governo do Estado visita Polo Agroalimentar de Arapiraca para debater plano de trabalho

A recepção foi feita pelo reitor Odilon Máximo de Morais que conduziu o grupo por um circuito em toda a unidade, desde os laboratórios até a estufa.

Por 7segundos/Assessoria 13/06/2024 14h02
Comitiva do Governo do Estado visita Polo Agroalimentar de Arapiraca para debater plano de trabalho
Visita técnica do Governo do Estado ao Polo Agroalimentar de Arapiraca - Foto: Ascom

O Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca recebeu a visita, nesta quarta-feira (12), de uma comitiva do Governo do Estado para avaliar as condições físicas, estruturais e administrativas do instrumento e ainda debater melhorias junto com a equipe da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), responsável pela gestão do Polo.

A recepção foi feita pelo reitor Odilon Máximo de Morais que conduziu o grupo por um circuito em toda a unidade, desde os laboratórios até a estufa. Ele destacou que o Polo Agroalimentar tem como proposta levar o conhecimento da universidade para a comunidade, fortalecendo a agricultura familiar e os agricultores no entorno.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sílvio Bulhões, ressaltou que a visita ao Polo tem o apoio do governador Paulo Dantas para fortalecer as atividades desenvolvidas na unidade. “Ele [o governador] sabendo que o Polo está funcionando, a gente apresentando o que está sendo feito hoje, com todo esforço, e mostrando o cenário ideal e os benefícios que irá trazer, com certeza, os recursos virão porque já tem um movimento”, explicou.

Já a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues dos Santos, falou da importância de a pesquisa estar próxima do homem do campo para contribuir com melhorias na produção e comercialização de seus produtos, sendo o trabalho desenvolvido no Polo Agroalimentar uma via importante para este fim.

“Sabemos do potencial da agricultura aqui na região Agreste onde, inclusive, concentra o maior número de cooperativas organizadas. Com esse equipamento funcionando a todo vapor, podemos aumentar e melhorar a produtividade. Isso significa melhorar a rentabilidade da cooperativa, da associação, dos agricultores”, avaliou o secretário executivo de Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior.

O grupo foi recebido também pelo vice-reitor Anderson Barros, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Rubens Pessoa, e de Extensão, Sanadia Gama, o coordenador de Pesquisa, Abel Barbosa, além da coordenadora do Polo, Maria de Fátima Guedes e dos pesquisadores Alverlan Araújo da Silva, Diego Jorge da Silva, Swamy Rocha, Taciana Ferreira dos Santos e Kelly Barbosa da Silva.

Também estiveram presentes secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Josimar da Silva e o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Iomar Pereira, representantes da Prefeitura de Arapiraca.