Arapiraca disponibiliza vacina contra dengue para crianças de 10 a 14 anos
É válido ressaltar que, neste primeiro momento, indivíduos imunossuprimidos, dentro ou fora da faixa etária, ainda não estão aptos a se vacinar.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando para controlar o número de casos de dengue no município. Além de iniciar a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) em diversos bairros, a cidade está disponibilizando vacinas contra a dengue para crianças de 10 e 14 anos de idade.
“Essa é uma vacina que foi incorporada ao SUS recentemente, então inicialmente, será focada no público desta faixa etária, que é a que concentra a maior proporção de hospitalização por dengue a nível nacional. As orientações são do Ministério da Saúde e nós estamos seguindo à risca para controlarmos o número de casos e, assim, promover o bem-estar de toda a comunidade”, explica a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque.
É válido ressaltar que, neste primeiro momento, indivíduos imunossuprimidos, dentro ou fora da faixa etária, ainda não estão aptos a se vacinar. Para se imunizar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar cartão de imunização e CPF ou cartão do SUS. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 11h30h e das 14h às 16h30.
Além da vacinação, o município vem realizando uma grande mobilização para controlar os casos da doença, como ações de conscientização em salas de espera de UBS, além de aplicações de inseticida em pontos estratégicos e o trabalho diário dos agentes de endemias.
Ainda assim, é válido ressaltar que grande parte da prevenção da doença é feita por parte da própria população, com hábitos cotidianos que podem ser tomados dentro de casa, como não acumular água parada em pratos de plantas e deixar bem tampados recipientes como caixas d’água e cisternas.
O paciente deve buscar o serviço de saúde mais próximo, como Unidades Básicas ou o Complexo Multiprofissional de Saúde, quando apresentar febre de início repentino (39ºC a 40ºC) e pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos.
Últimas notícias
Porto de Pedras se prepara para mais uma grande edição do Festival do Coco
Dantas envia projeto à ALE para elevar limite de crédito suplementar de 20% para 30%
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Programa do Leite em Penedo ganha novos equipamentos
Prefeitura de Palmeira realiza entrega de 167 kits de fardamento para agentes de saúde
Primeiro navio da temporada 25/26 de cruzeiros chega a Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
