Arapiraca disponibiliza vacina contra dengue para crianças de 10 a 14 anos
É válido ressaltar que, neste primeiro momento, indivíduos imunossuprimidos, dentro ou fora da faixa etária, ainda não estão aptos a se vacinar.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando para controlar o número de casos de dengue no município. Além de iniciar a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) em diversos bairros, a cidade está disponibilizando vacinas contra a dengue para crianças de 10 e 14 anos de idade.
“Essa é uma vacina que foi incorporada ao SUS recentemente, então inicialmente, será focada no público desta faixa etária, que é a que concentra a maior proporção de hospitalização por dengue a nível nacional. As orientações são do Ministério da Saúde e nós estamos seguindo à risca para controlarmos o número de casos e, assim, promover o bem-estar de toda a comunidade”, explica a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque.
É válido ressaltar que, neste primeiro momento, indivíduos imunossuprimidos, dentro ou fora da faixa etária, ainda não estão aptos a se vacinar. Para se imunizar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar cartão de imunização e CPF ou cartão do SUS. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 11h30h e das 14h às 16h30.
Além da vacinação, o município vem realizando uma grande mobilização para controlar os casos da doença, como ações de conscientização em salas de espera de UBS, além de aplicações de inseticida em pontos estratégicos e o trabalho diário dos agentes de endemias.
Ainda assim, é válido ressaltar que grande parte da prevenção da doença é feita por parte da própria população, com hábitos cotidianos que podem ser tomados dentro de casa, como não acumular água parada em pratos de plantas e deixar bem tampados recipientes como caixas d’água e cisternas.
O paciente deve buscar o serviço de saúde mais próximo, como Unidades Básicas ou o Complexo Multiprofissional de Saúde, quando apresentar febre de início repentino (39ºC a 40ºC) e pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos.