Quadrilha junina Chapéu de Couro homenageia Chau do Pife e representa Penedo no circuito da LIQAL
A Chapéu de Couro ocupa atualmente a 4ª posição no ranking do circuito que define quem vai representar Alagoas em concurso nacional e no evento da Globo Nordeste
O Circuito Alagoano de Quadrilhas Juninas trouxe para Penedo grupos que fazem da tradição nordestina um espetáculo inesquecível. Foram cinco noites com mais de 20 apresentações no Ginásio Padre Manoel Vieira e acesso gratuito ao público que vibrou com o show da Chapéu de Couro, representante penedense na Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL).
A instituição promotora do circuito contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Juventude (SEMCLEJ) para a etapa local, evento que apresentou. na íntegra, a homenagem da Quadrilha Chapéu de Couro ao músico alagoano Chau do Pife, patrimônio vivo que na noite desta terça-feira, 25, estará em Arapiraca, onde o grupo penedense também se apresenta na nova etapa do circuito alagoano.
“De modo geral, se faz homenagens às pessoas que já morreram e não há nada de errado nisso, mas nós decidimos fazer a esse mestre da cultura alagoana, Chau do Pife, e hoje ele poderá estar com a gente nessa homenagem”, explica Fábio Vicente, responsável pela quadrilha junina fundada há 31 anos.
Ele informa que a Chapéu de Couro ocupa atualmente a 4ª posição no ranking do circuito que define quem vai representar Alagoas em concurso nacional e no evento da Globo Nordeste. “Nós temos apoio total da Prefeitura de Penedo, em todos os aspectos, não somente com transporte para todos componentes e pessoal de apoio”, afirma Fabinho.
A Secretária Teresa Machado (SEMCLEJ) acrescenta que a Chapéu de Couro foi selecionada na chamada pública municipal de apoio aos festejos juninos e também conta como pré-selecionada no edital do governo estadual de valorização junina, representando a região do Baixo São Francisco.
Sobre a etapa do Circuito Alagoano de Quadrilhas Juninas em Penedo, a Secretária de Cultura agradeceu a LIQAL por escolher Penedo como sede do evento de caráter regional e o apoio dos demais setores da administração Ronaldo Lopes.
“Eu tenho certeza que o evento difundiu essa tradição no nosso município, resgatando as famílias que foram assistir os espetáculos que também estimulam os jovens a participarem de quadrilha junina, de formarem novos grupos ou se engajarem nos grupos já existentes”, destaca Teresa Machado.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
