Alagoas

Uneal oferece 1.620 vagas EAD até 2026

Com a adição dos cursos de Geografia e Filosofia, a Uneal passa a oferecer quatro licenciaturas a distância, que se somam aos cursos de Pedagogia e História já existentes

Por 7segundos/Assessoria 26/06/2024 14h02
Uneal oferece 1.620 vagas EAD até 2026
Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) - Foto: Ascom

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) anuncia a ampliação de sua oferta de cursos a distância através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Até 2026, a Uneal disponibilizará mais 1.620 novas vagas em licenciaturas e especializações, distribuídas em 10 cidades de Alagoas.

Com a adição dos cursos de Geografia e Filosofia, a Uneal passa a oferecer quatro licenciaturas a distância, que se somam aos cursos de Pedagogia e História já existentes. Os editais devem sair em julho de 2024. Esta expansão visa a formação de profissionais aptos a atuar em diversas áreas do conhecimento, com ênfase na educação.

Além das novas licenciaturas, duas especializações serão lançadas: Gestão Escolar e Educação Inclusiva. Os editais das especializações estão previstos para janeiro de 2025. Esses cursos atendem às demandas de profissionais qualificados nessas áreas essenciais para o desenvolvimento educacional, complementando a atual oferta de especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

O projeto prevê a disponibilização de 1.620 novas vagas até janeiro de 2026, beneficiando aproximadamente 2.120 estudantes. Este crescimento será viabilizado por um investimento significativo, com previsão de 3,2 milhões de reais em custeio repassados pela CAPES. Até 2030, serão investidos mais de 10 milhões de reais em bolsas para docentes, tutores e a equipe multidisciplinar, fortalecendo a estrutura da educação a distância na Uneal.

Os cursos e especializações estarão disponíveis em polos UAB nas cidades de Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, São José da Laje, Santana do Ipanema, Olho D'água das Flores, Penedo, Teotônio Vilela, Piranhas, Boca da Mata e Palmeira dos Índios, assegurando a descentralização e o acesso à pós-graduação em várias regiões do estado.