Força-tarefa viabilizada pelo Governo economiza mais de dois milhões de litros de água em Olivença
Parceria da Secretaria de Estado de Governo com a concessionária Águas do Sertão já poupou volume suficiente para abastecer 600 famílias durante um mês
O início da força-tarefa de combate às perdas de água do Programa Mais Água Alagoas, por meio da concessionária Águas do Sertão (ADS), já resultou na economia de 2,1 milhões de litros de água por mês em Olivença, no Sertão alagoano. Na força-tarefa que percorreu uma extensão de 19 km de rede de distribuição, foram registradas 10 ocorrências de vazamentos e 15 casos de desvios de água, que poupou um volume considerado suficiente para abastecer 600 famílias durante um mês.
Iniciado em maio de 2024, numa parceria do Governo de Alagoas com a ADS, a ação faz parte do programa Mais Água Alagoas, que visa combater o desperdício de água e aprimorar a eficiência do abastecimento em Alagoas. O projeto recebeu um investimento inicial de R$ 71 milhões, sendo R$ 15 milhões destinados especificamente à Bacia Leiteira.
De acordo com o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o trabalho da operação é importante para atingir o objetivo do Governo de Alagoas na universalização do saneamento. “Temos a missão de atingir 100% dos domicílios alagoanos conectados à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto em até dez anos. Entre as diversas frentes de trabalho do Programa Mais Água Alagoas está o combate ao furto e perda de água nos sistemas de abastecimento do estado, e o resultado já obtido pela ADS prova que estamos seguindo no caminho certo: trabalhando em prol dos que mais precisam”, destacou o secretário.
Desde que passou a operar os sistemas de abastecimento do interior alagoano, a Águas do Sertão moderniza a infraestrutura hídrica com tecnologia avançada para identificar e corrigir vazamentos. O projeto inclui a instalação de novas bombas, válvulas redutoras de pressão e macromedidores modernos, além do monitoramento em tempo real pelo Centro de Controle Operacional, que permite uma intervenção rápida e eficaz em casos de irregularidades, contribuindo para uma gestão hídrica mais precisa e sustentável.
O diretor da Águas do Sertão, Antônio Hercules Neto, comemora os resultados já obtidos pela empresa. “Com a execução deste programa, esperamos melhorias significativas na situação hídrica da região da Bacia Leiteira ainda em 2024. Este esforço conjunto reforça nosso compromisso com a população alagoana de fornecer serviços de saneamento de alta qualidade e representa um avanço importante para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública no estado”, encerrou o diretor.

Últimas notícias
Vereadora que defende causa animal recebe caixa com cachorro morto
Confira os números da Lotofácil 3729 sorteados hoje (7/7)
Francisco Sales cobra mudança na saúde e critica gestão estadual
Rio Largo inicia entrega do maior fardamento escolar da sua história
AMA e Focuarte discutem ações para fortalecer a cultura nos municípios
Prefeitura promove sessão especial de cinema para 500 crianças atendidas pelo SCFV
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
