Arapiraca promove prevenção e controle de hepatites virais
Ação realizada nesta terça teve como público-alvo trabalhadores da limpeza urbana
Durante este mês de julho, parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde está voltada para o controle e prevenção das hepatites virais, que estão divididas em cinco e, muitas vezes, possuem formas de transmissão variadas. Para combater a doença, o Município embarcou na campanha Julho Amarelo, que acontece em todo o território nacional.
Na manhã desta terça-feira (23), a secretaria realizou um mutirão de ações de saúde voltados aos profissionais da limpeza de Arapiraca. Dentre os serviços oferecidos, estiveram vacinação contra hepatite B, difteria, tétano e influenza, testes rápidos para detecção de hepatites B e C, HIV e sífilis, além de orientações relacionadas ao próprio trabalho que eles realizam, já que é possível se contaminar através de seringas descartadas no lixo.
As hepatites virais, que se dividem em A, B, C, D e E, têm diversas formas de transmissão, incluindo pelo contágio fecal-oral (em áreas com saneamento básico precário), relação sexual desprotegida, contato com sangue contaminado e compartilhamento de objetos perfurocortantes, como seringas, lâminas de barbear e alicates de unha. A contaminação também pode acontecer de mãe para filho durante a gravidez, tornando essencial todo o acompanhamento do pré-natal.
Os sintomas da doença podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Todos os tipos da doença possuem tratamento disponível gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) e os tipos A e B, que são os mais comuns no Brasil, também possuem vacina.
Últimas notícias
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
