Estudante de Arapiraca conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de Matemática
A competição é promovida pela Universidade de Columbia
Arapiraca, a Capital do Agreste alagoano, celebra mais um feito notável de um de seus jovens talentos. José Mendes, aluno do 9º ano, foi premiado com a medalha de Ouro na etapa internacional da Olimpíada Copernicus de Matemática, destacando-se entre estudantes de todo o mundo. Além disso, José alcançou o Ouro geral, um título reservado ao participante com o melhor desempenho global na competição.
A trajetória de José até o topo foi marcada por dedicação e habilidade. A primeira etapa da Olimpíada, realizada on-line, consistiu em uma prova de 25 questões, que poderia ser completada em até uma hora. Esta fase inicial era classificatória e garantia acesso à etapa final, realizada em Nova York, nos Estados Unidos.
Na última fase, José enfrentou questões abertas e fechadas em uma prova presencial na Universidade de Columbia, uma das instituições mais prestigiadas do mundo. Para conquistar o Ouro, era necessário alcançar ao menos 91% de acertos, um desafio que o jovem arapiraquense superou com brilhantismo. A prova, feita inteiramente em inglês, não foi obstáculo para o estudante, que já havia se preparado para essa oportunidade.
A vitória de José foi ainda mais especial porque coincidiu com uma viagem familiar já programada para os Estados Unidos, onde ocorreu a fase internacional da competição. Ele viu na Olimpíada uma chance de expandir seus conhecimentos e adicionar mais uma conquista ao seu currículo, que já inclui outras premiações em olimpíadas do conhecimento.
Além da medalha de Ouro, José foi agraciado com um prêmio em dinheiro pelo 1º lugar geral. A Olimpíada Copernicus, realizada entre os dias 14 e 18 deste mês na Universidade de Columbia, é reconhecida por reunir os mais brilhantes estudantes de matemática do mundo. A instituição, parte da Ivy League, já formou figuras ilustres, como o ex-presidente Barack Obama.
Últimas notícias
Acidente entre carro e moto deixa ferido e condutor preso em Rio Largo
Homem é preso após agredir ex-companheira e descumprir medida protetiva em Arapiraca
Advogado é preso suspeito de movimentar R$ 80 milhões aplicando golpes em AL
Polícia apreende arma e identifica suspeito de assassinar gesseiro em Arapiraca
Pastor João Luiz é empossado vereador e destaca legado político em Maceió
Ufal esclarece denúncias e garante funcionamento do RU em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
