Agreste

Arapiraca recebe Conferência Territorial de Economia Solidária

Solidária Encontro debateu o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico de Alagoas

Por 7segundos/Assessoria 22/08/2024 14h02
Arapiraca recebe Conferência Territorial de Economia Solidária
Conferência reuniu representantes de cooperativas, associações, movimentos sociais e governamentais - Foto: Ascom

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou a 4ª Conferência Territorial de Economia Solidária em Alagoas, nesta quarta-feira (21), em Arapiraca. Dessa vez, o encontro contemplou a região do Agreste e Planalto da Borborema.

O objetivo da conferência é discutir o papel da economia popular e solidária no desenvolvimento socioeconômico da região e propor políticas públicas que incentivem práticas econômicas solidárias. O encontro foi aberto aos representantes de cooperativas, associações, movimentos sociais e governamentais, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

A programação da Conferência contou com a exposição de produtos das cooperativas, oficinas, debates e a aprovação das propostas prioritárias. Para o secretário do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, as Conferências marcam o retorno de uma agenda nacional e um caminho de reconstrução da política de economia solidária.

“As conferências estão abrindo portas para construção de políticas eficazes, ouvindo quem faz a economia solidária na ponta, ouvindo a sociedade, sejam os empreendimentos cooperativos, associações, grupos produtivos não formais, sejam as entidades de apoio como as universidades, sejam os órgãos ou gestores públicos para colocar todos em uma mesma sintonia de reconhecer e de compreender o papel e a importância da economia solidária como instrumento de desenvolvimento socioeconômico para o estado de Alagoas”.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA


As Conferências Territoriais antecedem a Conferência Estadual, que acontecerá em dezembro, e a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontecerá em abril de 2025.

Em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) e o Fórum Alagoano de Economia Solidária, as Conferências estão sendo realizadas por regiões. Já foram contemplados o Alto e Médio Sertão, em Delmiro Gouveia, Litoral Norte e Serrana dos Quilombos, com o encontro de Maragogi, e Baixo São Francisco e Tabuleiro do Sul, realizada em Coruripe. A próxima acontecerá em Maceió contemplando a região Metropolitana.