Arapiraca recebe Conferência Territorial de Economia Solidária
Solidária Encontro debateu o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico de Alagoas
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou a 4ª Conferência Territorial de Economia Solidária em Alagoas, nesta quarta-feira (21), em Arapiraca. Dessa vez, o encontro contemplou a região do Agreste e Planalto da Borborema.
O objetivo da conferência é discutir o papel da economia popular e solidária no desenvolvimento socioeconômico da região e propor políticas públicas que incentivem práticas econômicas solidárias. O encontro foi aberto aos representantes de cooperativas, associações, movimentos sociais e governamentais, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
A programação da Conferência contou com a exposição de produtos das cooperativas, oficinas, debates e a aprovação das propostas prioritárias. Para o secretário do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, as Conferências marcam o retorno de uma agenda nacional e um caminho de reconstrução da política de economia solidária.
“As conferências estão abrindo portas para construção de políticas eficazes, ouvindo quem faz a economia solidária na ponta, ouvindo a sociedade, sejam os empreendimentos cooperativos, associações, grupos produtivos não formais, sejam as entidades de apoio como as universidades, sejam os órgãos ou gestores públicos para colocar todos em uma mesma sintonia de reconhecer e de compreender o papel e a importância da economia solidária como instrumento de desenvolvimento socioeconômico para o estado de Alagoas”.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
As Conferências Territoriais antecedem a Conferência Estadual, que acontecerá em dezembro, e a 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que acontecerá em abril de 2025.
Em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) e o Fórum Alagoano de Economia Solidária, as Conferências estão sendo realizadas por regiões. Já foram contemplados o Alto e Médio Sertão, em Delmiro Gouveia, Litoral Norte e Serrana dos Quilombos, com o encontro de Maragogi, e Baixo São Francisco e Tabuleiro do Sul, realizada em Coruripe. A próxima acontecerá em Maceió contemplando a região Metropolitana.
Últimas notícias
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
