Arapiraca

Estudantes de escola de Arapiraca ganham medalha de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Equipe do Colégio Multivisão foi a única de Alagoas a receber medalha dourada

Por 7Segundos 26/08/2024 16h04 - Atualizado em 26/08/2024 17h05
Estudantes de escola de Arapiraca ganham medalha de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil
Alunos e professor do Colégio Multivisão participaram da última etapa da ONHB na Unicamp - Foto: Cortesia

A equipe formada por três estudantes do 9º ano do Colégio Multivisão em Arapiraca foi a única de Alagoas a conquistar medalha de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O grupo Tempus Viatorum é formado por Evandro Cavalcante da Silva, Júlia Quintino de Farias e Analice Sandes Brito, que junto com o professor de História, Bozz Ferreira Ferro, viajaram até o campus da universidade no último final de semana para participarem da etapa final e receberem a premiação.

"A caminhada até a fase final foi muito trabalhosa, mas também satisfatória. O processo é demorado, com alta taxa de eliminação e bem desgastante: aprender repertórios, fazer pesquisas, montar e remontar redações, ler e reler documentos, errar e corrigir, tudo isso foi essencial para chegarmos ao ouro. Nossa meta, enquanto nos preparávamos, era saber escrever sobre qualquer que fosse o tema proposto e, assim, evitar ao máximo chegar à sala de prova e talvez ter uma surpresa negativa", declarou Evandro Cavalcante.

A ONHB de 2024 foi a mais concorrida de todas as 16 edições. Contou com um total de 51 mil e 200 grupos inscritos de todas as partes do país. As equipes passaram por seis fases realizadas de forma online, entre os meses de junho e julho. A final, que contou com 340 equipes, teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, que foi entregue pelo Museu Nacional da Dinamarca para o Museu Nacional do Rio de Janeiro em julho deste ano. Apenas 17 equipes levaram medalhas de ouro e troféus para suas escolas, destas apenas 30% era formada por estudantes do ensino fundamental, como os alunos do Colégio Multivisão.

A olimpíada é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.