Estudantes de escola de Arapiraca ganham medalha de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil
Equipe do Colégio Multivisão foi a única de Alagoas a receber medalha dourada
A equipe formada por três estudantes do 9º ano do Colégio Multivisão em Arapiraca foi a única de Alagoas a conquistar medalha de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O grupo Tempus Viatorum é formado por Evandro Cavalcante da Silva, Júlia Quintino de Farias e Analice Sandes Brito, que junto com o professor de História, Bozz Ferreira Ferro, viajaram até o campus da universidade no último final de semana para participarem da etapa final e receberem a premiação.
"A caminhada até a fase final foi muito trabalhosa, mas também satisfatória. O processo é demorado, com alta taxa de eliminação e bem desgastante: aprender repertórios, fazer pesquisas, montar e remontar redações, ler e reler documentos, errar e corrigir, tudo isso foi essencial para chegarmos ao ouro. Nossa meta, enquanto nos preparávamos, era saber escrever sobre qualquer que fosse o tema proposto e, assim, evitar ao máximo chegar à sala de prova e talvez ter uma surpresa negativa", declarou Evandro Cavalcante.
A ONHB de 2024 foi a mais concorrida de todas as 16 edições. Contou com um total de 51 mil e 200 grupos inscritos de todas as partes do país. As equipes passaram por seis fases realizadas de forma online, entre os meses de junho e julho. A final, que contou com 340 equipes, teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, que foi entregue pelo Museu Nacional da Dinamarca para o Museu Nacional do Rio de Janeiro em julho deste ano. Apenas 17 equipes levaram medalhas de ouro e troféus para suas escolas, destas apenas 30% era formada por estudantes do ensino fundamental, como os alunos do Colégio Multivisão.
A olimpíada é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Últimas notícias
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Morre aos 91 anos Doutora Arlene, ex-prefeita de Flexeiras por três mandatos
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
