Defensoria Pública assegura abrigo para idoso em situação de abandono em Olho D’Água do Casado
O idoso, de 74 anos, vivia em situação de extrema vulnerabilidade
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) garantiu o acolhimento de um idoso de 74 anos que vivia em situação de extrema vulnerabilidade no município de Olho d’Água do Casado, no Alto Sertão de Alagoas. O acolhimento foi obtido por meio de uma ação civil pública ingressada pelo Defensor Público José Genival dos Santos Júnior, após constatar o estado crítico em que o idoso se encontrava.
O cidadão foi acolhido na última semana. Segundo relatos da equipe do abrigo, ele já apresenta sinais de melhora em seu quadro de saúde, está sendo alimentado, tomando seus medicamentos regularmente, aceitou cortar os cabelos e as unhas, e tem demonstrado melhores condições de saúde e higiene.
A situação de abandono foi relatada à Defensoria pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que constatou que o idoso vivia sozinho em uma casa sem condições mínimas de higiene e segurança, sem energia elétrica, geladeira, fogão ou ventilador, e repleta de lixo. Além disso, havia mais de dez gatos e sapos no local, uso de fogo de carvão dentro da casa e móveis em estado precário, como um colchão deteriorado e um sofá sujo. Além disso, o idoso não se alimentava bem, não realizava a higiene pessoal e corria risco de cegueira devido a um grave problema nos olhos.
A Defensoria Pública procurou os familiares do cidadão, bem como o poder público municipal, para assegurar o acolhimento do idoso, porém não obteve respostas positivas. Assim, decidiu levar o caso à justiça e solicitou, por meio da ação civil, a intervenção do Poder Judiciário para garantir o direito à vida digna e ao envelhecimento saudável do idoso em um abrigo institucional adequado. A decisão determinou a busca e apreensão do assistido, encaminhando-o ao Abrigo Lar dos Idosos Nossa Senhora Aparecida.
Últimas notícias
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Jovem casal é preso acusado de tráfico de drogas no município de Jundiá
Secretaria do Trabalho oferece mais de 2,5 mil vagas esta semana no Sine Alagoas
Botão de emergência é acionado para socorrer idoso que passou mal na orla de Maceió
Mulher esfaqueia companheiro durante briga em bar na zona rural de Minador do Negrão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
