Política

Célia Rocha fala sobre seu legado político para Arapiraca ao Na Mira da Notícia

Célia Rocha foi a primeira mulher a se tornar prefeita de Arapiraca e contou com o apoio da aliada e amiga, deputada Ceci Cunha

Por 7Segundos com Giovanni Luiz com Mira da Notícia/7Segundos 25/10/2024 19h07
Célia Rocha fala sobre seu legado político para Arapiraca ao Na Mira da Notícia
Célia Rocha durante entrevista ao Na Mira da Notícia desta sexta-feira (25) - Foto: Kayque Henrique/7Segundos

A ex-prefeita de Arapiraca e ex-deputada federal Célia Rocha, foi a entrevistada do programa Na Mira da Notícia, do grupo 7Segundos, que foi ao ar nesta sexta-feira (25) pela Rádio Gazeta FM 101,1 com apresentação do jornalista Luciano Amorim e participação do comentarista de política, Saulo Oliveira.

Célia Rocha foi a primeira mulher a se tornar prefeita de Arapiraca, eleita pela primeira vez em 1996 e reeleita em 2000. Em 2010 ela se elegeu deputada federal e em 2012, deixou Brasília para se candidatar ao executivo municipal e ser eleita prefeita de Arapiraca pela terceira vez.

Entrevista

Durante a entrevista, Célia Rocha falou sobre o início de sua trajetória na política, ainda no final dos anos 80 e início dos anos 90, em paralelo ao trabalho como médica, desempenhado nas unidades de saúde de Arapiraca.

Célia lembrou com muito carinho da amizade e parceria com a também médica e ex-deputada federal, Ceci Cunha, aliada de Célia Rocha desde os primórdios e que entrou na política praticamente junto com Célia.

Ao ser questionada pelos apresentadores, Célia Rocha falou sobre a sua primeira ação como prefeita de Arapiraca em 1996.Ela contou que atacou primeiro o problema da falta de água encanada, que era muito grave.

"A Ceci Cunha era deputada federal e ela veio à Arapiraca com o então presidente Fernando Henrique Cardoso para nos ajudar e ele nos deu todo o projeto da água com o apoio da Ceci Cunha".

Célia também lembrou de um outro ato considerado polêmico na época, mas considerado necessário: a retirada da feira livre do Centro da cidade no início dos anos 2000.

"Foi algo que fizemos com muito cuidado sem causar muita polêmica porque era necessário, a cidade estava crescendo e a feira não podia continuar onde estava,estávamosa pessando no futuro e no crescimento da nosa cidade" disse.

Machismo


Célia também falou sobre a resistência que encontrou durante a primeira campanha para prefeita de Arapiraca. Ela contou que ao fazer caminhadas, muitos homens se recusavam a apertar sua mão.

Por outro lado, Célia Rocha afirmou que durante seus mandatos nunca foi destratada por ninguém por ser mulher.

"Sempre fui respeitada por todos durante a minha gestão", disse a ex-prefeita

Célia Rocha também foi a responsável pela transição da cultura do fumo para a diversificação de culturas, implantando projetos agrícolas que pudessem servir de alternativa para gerar emprego e renda, como as folhosas e leguminosas.

Ela  também abriu caminho, em sua gestão, para o desenvolvimento do empreendedorismo em Arapiraca com projetos de incentivo ao crescimento do comércio local. 

Na entrevista, Célia Rocha também falou sobre o lançamento de Luciano Barbosa para ser seu sucessor em 2024 no comando do executivo municipal em Arapiraca.

"Luciano era secretário do meu governo e tinha uma visão muito técnica das coisas, ele que é engenheiro, e eu dizia, ele vai saber fazer melhor do que eu fiz", comentou. 

Brasília


Sobre sua eleição para deputada federal em 2010, Célia considera que foi um equívoco em sua trajetória política ter partido para Brasília.

"Não me adaptei à Brasília, considerei o ambiente lá no Congresso Nacional muito promíscuo, muito nefasto e isso me afastou de lá e me fez querer retornar para Arapiraca, por isso decidi concorrer novamente à prefeitura de Arapiraca e isso até hoje, é assunto para comentários de algumas pessoas"

Célia admitiu na entrevista que o retorno para a prefeitura de Arapiraca não foi fácil. Ela considera que foi uma gestão difícil, em uma época diferente e isso a fez repensar se aquela decisão de deixar o Congresso foi, de fato, a mais acertada, analisou a ex-prefeita.

Últimos anos


Célia disse que preferiu passar os últimos anos um pouco afastada da política, se dedicando aos estudos da medicina, mas devido a um convite feito pelo então candidato Luciano Barbosa para que Célia se tornasse a vice-prefeita em sua chapa.

Ela disse que no final das contas, em relação a isso, as coisas não saíram como se imaginava, mas o importante, segundo ela, é que foi possível participar da campanha para a reeleição de Luciano Barbosa em 2024.

Futuro

Perguntada se considera sua trajetória na política finalizada, Célia respondeu que sim, mas afirmou que se sente muito feliz pelo rconhecimento das pessoas pelo seu trabalho e legado enquanto esteve à frente da prefeitura de Arapiraca. 

"Eu fui uma desbravadora, destemida, uma mulher guerreira, que sou e acho que fiz a minha parte e me sinto feliz demais por isso, ainda mais porque recebo o carinho das pessoas no dia a dia. As pessoas se lembram de mim e falam comigo na rua, até minhas filhas se surpreendem em ver a minha relação com as pessoas e eu me sinto extremamente feliz e com a consciência tranquila porque fiz o melhor que eu pude e isso é tudo", finalizou Célia Rocha.