Educação e Ciência: Alunos de Arapiraca representam o município na Fecial 2024
Os alunos de Arapiraca se classificaram para a Fecial após o sucesso na Exposição de Matemática, Tecnologia e Ciência (Expomatec)

A ciência, a inovação e a tecnologia têm adentrado de vez nas salas de aulas da Rede Municipal de Ensino de Arapiraca e estão transformando de forma inédita as ações educacionais, reforçando o compromisso de Arapiraca com uma educação de qualidade.
Reflexo disso foi o convite recebido pelos estudantes das escolas Manoel Humberto e Germino Pedro para participarem da Feira de Ciências de Alagoas (Fecial), realizada de 4 a 6 de novembro no Centro Cultural Reitor João Sampaio, no Centro Universitário Cesmac, em Maceió.
Com o tema “Diversidade Cultural e Científica: Celebrando a herança afro-brasileira, indígena e cigana”, a Fecial marcou o lançamento da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, iniciativa que visa fortalecer o ensino de ciências em todo o estado. O evento contou com a presença de importantes representantes da educação para a ciência em Alagoas, reafirmando o compromisso com a formação científica de jovens estudantes.
A professora Janice Gomes, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC) da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, destacou a relevância da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola. Segundo ela, o programa incentiva carreiras científicas, promovendo uma educação de qualidade por meio da construção de laboratórios Maker, que integram ciência, tecnologia e práticas pedagógicas inovadoras.
Os alunos de Arapiraca se classificaram para a Fecial após o sucesso na Exposição de Matemática, Tecnologia e Ciência (Expomatec), realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em outubro. Esse êxito demonstra o impacto positivo das ações do NDC, que busca transformar o ensino de ciências e despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e inovação.
“Essa participação é um marco para a educação científica de Arapiraca. É emocionante ver nossos alunos levando para fora do município o brilho do conhecimento adquirido nas salas de aula e nos projetos que integram a ciência com o cotidiano escolar”, afirmou a professora Janice.
Acompanhando os alunos na Fecial, estiveram as professoras Maíra Lopes e Renata Santos, da Escola Manoel Humberto, e os professores Bruno Paulo, Keison Barbosa e Tharcyo Chagas, da Escola Germino Pedro.
A gerência do NDC agradece a todos os envolvidos que reafirmam o compromisso de transformar a educação por meio da ciência e destaca a importância da secretária adjunta de Educação, a professora Etelvina Carnaúba, que foi essencial no apoio às iniciativas do Núcleo, garantindo que a ciência se torne uma ponte para o futuro dos estudantes de Arapiraca.
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
