Sindilojas e Acena reforçam pedido para instalar Ronda no Bairro em audiência com governador
O Sindilojas e a Acena também cobraram a promessa de instalação do sistema de videomonitoramento, projeto que faz parte das articulações para a melhoria da segurança pública na cidade
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta, e o presidente da Associação do Centro Novo (Acena), Cláudio Júnior, reforçaram mais uma vez o pedido para a implantação do programa Ronda no Bairro em audiência com o governador em exercício, Ronaldo Lessa.
"Pedimos ao governador para colocar em prática o Ronda no Bairro. Sabemos que o programa já tem uma sede; tivemos um café da manhã com o secretário de Segurança [Flávio Saraiva], que também prometeu, mas, na prática, até agora não foi implantado. Esse programa é necessário tanto para o comércio quanto para os bairros, em função do número de assaltos e arrombamentos em nossa cidade", explicou Cláudio Júnior.
A implantação do programa, que funciona por meio de patrulhas que atuam com abordagens de proximidade, social e comunitária, é um pleito antigo do comércio de Arapiraca e, desde 2018, é uma promessa do governo do Estado. O programa já divulgou edital de seleção para militares da reserva em Arapiraca e já tem uma sede, localizada no antigo imóvel da SMTT, mas não há previsão para instalação.
Na audiência, que aconteceu na sede da governadoria, em Arapiraca, na quinta-feira (7), também estiveram presentes o secretário executivo de Articulação Política do Estado, José de Macedo, o secretário executivo de Articulação Social do Estado, Eli Mário Magalhães, além de representantes do PDT em Arapiraca.
O Sindilojas e a Acena também cobraram a promessa de instalação do sistema de videomonitoramento, projeto que faz parte das articulações para a melhoria da segurança pública na cidade, o qual prevê a instalação de 70 câmeras em pontos estratégicos da cidade e uma central de monitoramento. Ainda sobre segurança, também foi discutida a transferência de plantões da Central de Polícia de Arapiraca para a delegacia regional de Palmeira dos Índios, o que dificulta a realização de boletins de ocorrência.
"Também conversei com o governador sobre a necessidade do comércio de melhorias no funcionamento do Instituto de Identificação. Atualmente, para tirar ou renovar a identidade, a pessoa leva de 60 a 90 dias para receber o documento. Dei como exemplo Sergipe, que tem uma metodologia mais eficiente. Você chega na rodoviária ou no shopping, no primeiro guichê entrega a documentação e informa o tipo de serviço, vai para o segundo guichê, onde colhem as digitais e tiram fotos, espera um pouco, e no terceiro guichê já recebe a identidade. Da chegada à saída, a pessoa leva no máximo 1h e já sai com o documento em mãos", explicou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.
O governador Ronaldo Lessa anotou a pauta discutida na audiência e se comprometeu a discutir os temas com a equipe de governo. Durante a reunião, o presidente do Sindilojas também convidou o governador para um café da manhã com os empresários de Arapiraca, para ouvir os pleitos da categoria.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
