Alagoas

[Vídeo] Paratleta alagoano de natação representa o Sesi/AL em competição nacional neste fim de semana em SP

William Costa vai representar AL em competição promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Por 7Segundos 05/12/2024 15h03 - Atualizado em 05/12/2024 16h04
[Vídeo] Paratleta alagoano de natação representa o Sesi/AL em competição nacional neste fim de semana em SP
Paratleta William Costa ao lado do treinador, Pablo Lucini, em São Paulo - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O paratleta alagoano William Costa, 32 anos de idade, está em São Paulo para representar o estado de Alagoas no Campeonato Loterias Caixa de Natação, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

William é deficiente visual e mora em Maceió. Ele conseguiu a classificação para a competição após obter os melhores índices de tempo durante sua participação no campeonato alagoano.

O paratleta da modalidade natação viajou para São Paulo nesta quarta-feira (04) acompanhado de seu treinador, o educador físico Pablo Lucini, que realiza há décadas tanto em Maceió quanto em Arapiraca, um trabalho de práticas esportivas voltado para pessoas com deficiência.

"No momento, William é o melhor paratleta alagoano em sua modalidade e um dos três melhores do Nordeste", destacou Pablo ao demonstrar boas expectativas quando à conquista de medalhas por parte do alagoano. Pablo informou ainda que William alcançou o índice para participar do Brasileiro após cinco anos de trabalho intenso.

William Costa é aluno do Programa Sesi Pessoas Com Deficiência (PSPCD). Em São Paulo, ele e o treinador Pablo Lucini já deram continuidade ao programa de treinamentos visando a importante competição deste final de semana, com mostra o vídeo abaixo:

O Campeonato Loterias Caixa de Natação terá início nesta sexta-feira (06) e prossegue até o domingo (08), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, onde atletas de diversas modalidades paralímpicas se reúnem para competir. 

No total, 1.197 atletas estão participando do evento, sendo 737 no atletismo, 289 na natação, 122 no halterofilismo e 49 no tiro esportivo.

O treinador Pablo destacou ainda a importância da participação do atleta em um campeonato nacional, ressaltando que o esporte promove a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. 

William e Pablo contam com total apoio da equipe Sesi durante a permanência em São Paulo, onde ambos representam o estado de Alagoas em uma importante competição de nível nacional, com a participação de centenas de paratletas que se destacam cada um em sua modalidade.