Santana do Ipanema: Defensoria garante cirurgia craniana para bebê com síndrome genética
A medida foi solicitada ao Tribunal de Justiça após o pedido de tutela provisória de urgência ser negado na primeira instância.
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) obteve uma decisão judicial que garante o acesso a uma cirurgia urgente para um bebê de um ano diagnosticado com craniossinostose sindrômica. Essa condição provoca deformidade no crânio e pode levar a atraso no desenvolvimento neuropsicomotor devido à hipertensão intracraniana crônica. A decisão foi garantida por meio de um agravo de instrumento interposto pela Defensora Pública Roberta Gisbert de Mendonça, do município de Santana do Ipanema, e acolhido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas nesta semana.
Conforme a determinação judicial, o Estado de Alagoas deve adotar medidas para viabilizar a cirurgia conforme a prescrição médica, incluindo o fornecimento de materiais especiais necessários, no prazo de dez dias. O descumprimento da decisão pode resultar na aplicação de multa ou no bloqueio das contas do ente público.
A medida foi solicitada ao Tribunal de Justiça após o pedido de tutela provisória de urgência ser negado na primeira instância. A negativa foi fundamentada em um parecer do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário de Alagoas (NATJUS-AL), que alegava ausência de urgência no caso.
Segundo o laudo médico anexado ao processo, o bebê apresenta fechamento das suturas sagital, coronal e lambdoide, alterações que já causaram deformidades significativas no crânio e danos neurológicos irreversíveis. Sem condições financeiras para custear a cirurgia, a família recorreu à Defensoria Pública para garantir o direito fundamental à saúde.
Últimas notícias
Traipu inicia formação do NUCA e fortalece protagonismo juvenil
Aeronave que levava ministro do Congo cai e pega fogo após derrapar na pista
[Vídeo] Homem assalta loja de conveniência de posto de combustível, em Maceió
Robinho é transferido e deixa o 'presídio dos famosos' em Tremembé
Turista atacada por três cães na orla de Paripueira perde movimentos dos dedos
Sem resolver problemas da água, Águas do Sertão recorre à Justiça para iniciar obras de esgoto em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
