Santana do Ipanema: Defensoria garante cirurgia craniana para bebê com síndrome genética
A medida foi solicitada ao Tribunal de Justiça após o pedido de tutela provisória de urgência ser negado na primeira instância.

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) obteve uma decisão judicial que garante o acesso a uma cirurgia urgente para um bebê de um ano diagnosticado com craniossinostose sindrômica. Essa condição provoca deformidade no crânio e pode levar a atraso no desenvolvimento neuropsicomotor devido à hipertensão intracraniana crônica. A decisão foi garantida por meio de um agravo de instrumento interposto pela Defensora Pública Roberta Gisbert de Mendonça, do município de Santana do Ipanema, e acolhido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas nesta semana.
Conforme a determinação judicial, o Estado de Alagoas deve adotar medidas para viabilizar a cirurgia conforme a prescrição médica, incluindo o fornecimento de materiais especiais necessários, no prazo de dez dias. O descumprimento da decisão pode resultar na aplicação de multa ou no bloqueio das contas do ente público.
A medida foi solicitada ao Tribunal de Justiça após o pedido de tutela provisória de urgência ser negado na primeira instância. A negativa foi fundamentada em um parecer do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário de Alagoas (NATJUS-AL), que alegava ausência de urgência no caso.
Segundo o laudo médico anexado ao processo, o bebê apresenta fechamento das suturas sagital, coronal e lambdoide, alterações que já causaram deformidades significativas no crânio e danos neurológicos irreversíveis. Sem condições financeiras para custear a cirurgia, a família recorreu à Defensoria Pública para garantir o direito fundamental à saúde.
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
