Santoro garante que obras de construção da ponte que liga Penedo a Neópolis inicia este mês
Secretário-executivo do Ministério dos Transportes explicou que processo de licenciamento acontece em tempo recorde
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes George Santoro garantiu que as obras para a construção da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) deve ser iniciada neste mês de janeiro.
Em entrevista para a rádio Penedo FM, Santoro afirma que falta apenas uma última assinatura no processo de licenciamento ambiental e, como o projeto está pronto, a empresa contratada e o canteiro de obras instalado, assim que a fase burocrática for vencida o início dos trabalhos será imediato.
"As fundações começarão ainda em janeiro, com previsão para conclusão total da obra até dezembro de 2025", declarou.
De acordo com o secretário-executivo, o processo de licenciamento ambiental aconteceu em tempo recorde, dada a complexidade da região.
"Todas as etapas importantes do licenciamento já foram cumpridas. O Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] já aprovou e estamos agora na fase final, que é a assinatura da licença. Acreditamos que isso pode ocorrer entre hoje e a próxima semana", disse.
Ponte AL-SE
A ponte que vai cruzar o rio São Francisco e ligar os municípios de Penedo a Neópolis é classificada como um marco para o desenvolvimento da região do Baixo São Francisco em Alagoas e Sergipe, facilitando o transporte de mercadorias e estreitando relações entre as duas cidades ribeirinhas, que hoje se comunicam por meio de balsas.
A estrutura terá 1,18 quilômetros de extensão e 21 metros de largura. A obra está orçada em R$ 203 milhões e é um compromisso do ministro Renan Filho.