Adeal cadastra cinco unidades de produção de melão tipo exportação em Mata Grande
Unidades estão localizadas no município de Mata Grande, na divisa entre Alagoas com Pernambuco
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Núcleo de Defesa Vegetal e da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Delmiro Gouveia, realizou o cadastro de cinco Unidades de Produção (UP) de melão da variedade pele de sapo tipo exportação. As unidades cadastradas estão localizadas no município de Mata Grande, na divisa entre Alagoas com Pernambuco tendo como foco possibilitar o transporte dos frutos entre os estados da Federação e entre países, possibilitando a exportação dos melões in natura.
“Por meio do georreferenciamento dos talhões, o acompanhamento do desenvolvimento da cultura, desde o plantio até a colheita, é realizado por um responsável técnico, um engenheiro Agrônomo credenciado pela Adeal. Com isso, buscaremos a Certificação Fitossanitária de Origem – CFO que garante aos estados ou países compradores a ausência de pragas e doenças quarentenárias dos frutos ou produtos de origem vegetal. E todo esse procedimento só pode ser realizado após o devido cadastramento das Unidades de Produção pelo órgão executor de defesa vegetal, que, no caso de Alagoas, é a Adeal” declarou o fiscal agropecuário da Adeal, Eloi José Soares Passos.

Segundo ele, tais medidas, também são de suma importância para a economia da região de Mata Grande. “Por favorecer o escoamento da produção desses melões, que possuem alto valor agregado, por serem de variedades nobres, gerando empregos e renda” acrescentou.
O produtor rural José Alberto, responsável pelo cultivo dos melões, destacou a presença da Adeal nesse processo. “É com muita satisfação que recebemos a visita do órgão fiscalizador, uma vez que cumpre a legislação e favorece nossa comercialização, garantindo a certificação da qualidade dos nossos melões”, afirmou.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
