Projeto Atletas do Futuro e seu impacto positivo na vida de jovens em Igaci e Arapiraca
O projeto busca proporcionar mudanças na rotina desses jovens, tanto no aspecto social quanto educacional e esportivo
O projeto Atletas do Futuro, liderado pelo ex-zagueiro André Nunes, “já está há mais de um ano e meio, e tem gerado um impacto muito positivo na vida de crianças e jovens das comunidades Novo Rio (Igaci) e Vila São José (Arapiraca)", celebrou o ex-atleta. O projeto busca proporcionar mudanças na rotina desses jovens, tanto no aspecto social quanto educacional e esportivo.
“Desde o início, o projeto tem como base a formação de valores. A participação é aberta para todos, mas exige o cumprimento de algumas condições, como o respeito à família, o bom desempenho escolar e o bom comportamento”, destacou André Nunes. Ou seja, o futebol é a atividade central, mas para participar do projeto os interessados devem estar bem nos outros dois aspectos considerados fundamentais: comportamento e aprendizado.
Custos
Na escolinha de futebol comandada por André Nunes, a criançada não paga nada e recebe seu material de treino fornecido pelo projeto. Para que isso ocorra, a coordenação conta com o apoio de diversos parceiros e ainda realiza algumas ações.
E, nos últimos meses, também foram realizadas diversas ações sociais para agregar ainda mais o desenvolvimento dos participantes. “No período da Páscoa, distribuímos chocolates para todas as crianças; também entregamos cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, além de promover cortes de cabelo gratuitos. Além disso, oferecemos palestras com profissionais como fisioterapeutas, que abordaram a prevenção de lesões, e nutricionistas, que explicaram a importância da alimentação no esporte e no desenvolvimento de crianças”, contou André Nunes.
Inspirações
Para inspirar ainda mais os jovens, foi chamado Aloísio Chulapa, campeão mundial pelo São Paulo, para contar sua história de superação. Ele compartilhou com as crianças o quanto é difícil, mas possível, conquistar grandes feitos. “Também tivemos a presença da atriz Vitória Rodrigues, natural de Igaci, que hoje brilha na Globo, para falar sobre sua trajetória até chegar às telinhas. Essas experiências são fundamentais para que eles vejam, de perto, exemplos de superação e sucesso”- relatou ao Portal Segundos.
Reconhecimento
Ainda de acordo com André Nunes, a relevância do projeto tem sido reconhecida por diretores e professores das escolas locais. ”Eles destacam a evolução dos alunos após o início do projeto, especialmente na parte comportamental e educacional,” comentou.
E acrescentou: “sempre ressaltamos que o projeto vai muito além de uma escolinha de futebol. Ele é uma verdadeira escola de vida, que prepara os jovens para enfrentar os desafios da sociedade. Hoje, temos no projeto crianças autistas, e temos acompanhado de perto o progresso de alunos como o Thiago, que superou a obesidade e já perdeu mais de 48 kg, alcançando uma importante vitória pessoal”.
A manutenção do projeto, porém, não é fácil. “Contamos com o apoio de muitos amigos das duas comunidades que acreditaram nesse desafio e abraçaram a causa. Entre eles, estão Stefano, Levi, Afonso, Kawan, Davi, Geninho, Laura, Adelson, Cristina, Num, Francisco, Fabinho e Kaique. Graças ao empenho e à colaboração de todos, conseguimos seguir com o trabalho e continuar oferecendo oportunidades para essas crianças e jovens”, concluiu André Nunes.