[Vídeo] Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho já tem mais de 200 inscritos
Cavaleiros e amazonas irão percorrer um trajeto de aproximadamente 100 Km de Bom Conselho-PE até Arapiraca-AL
Os preparativos finais para o início da 22ª edição da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira de Arapiraca, seguem firmes.
O presidente da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), entidade que organiza a cavalgada, Geildo Araújo, deu entrevista ao 7Segundos e falou sobre o percurso que os mais de 200 cavaleiros e amazonas irão seguir, de Bom Conselho, em Pernambuco, até Arapiraca, refazendo o trajeto do fundador de Arapiraca, Manoel André, que em 1864, trouxe a cavalo, lá do município pernambucano, a imagem de santa para dar de presente à sua esposa.
Em 2024, um projeto de lei de autoria do deputado estadual Ricardo Nezinho, aprovado pela Assembleia Legislativa, tornou a cavalgada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.
O embarque dos animais começa na manhã desta quinta-feira (30) e na próxima sexta-feira (31) os cavaleiros e amazonas começam a peregrinação após uma missa a ser realizada num convento religioso em Bom Conselho, como já é tradição.
Pequena mudança
Uma pequena mudança na programação deste ano ocorre em relação ao horário de saída da cavalgada, que nos últimos dois anos passou a ser pela manhã e agora em 2025, voltará a ser realizada no início da tarde, por volta das 13h30.
A Acesa informou também que os animais só podem participar da cavalgada mediante a realização de exames e atestados de vacinas por parte de seus tutores.
Vários tratadores acompanham os animais durante todo o percurso, que dura três dias, intercalado com pausas para descanso e alimentação dos cavaleiros, amazonas e dos cavalos, denominadas de "bate-sela".
Veja a entrevista com o presidente da Acesa Geildo Araújo: