[Vídeo] Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho já tem mais de 200 inscritos
Cavaleiros e amazonas irão percorrer um trajeto de aproximadamente 100 Km de Bom Conselho-PE até Arapiraca-AL
Os preparativos finais para o início da 22ª edição da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, Padroeira de Arapiraca, seguem firmes.
O presidente da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), entidade que organiza a cavalgada, Geildo Araújo, deu entrevista ao 7Segundos e falou sobre o percurso que os mais de 200 cavaleiros e amazonas irão seguir, de Bom Conselho, em Pernambuco, até Arapiraca, refazendo o trajeto do fundador de Arapiraca, Manoel André, que em 1864, trouxe a cavalo, lá do município pernambucano, a imagem de santa para dar de presente à sua esposa.
Em 2024, um projeto de lei de autoria do deputado estadual Ricardo Nezinho, aprovado pela Assembleia Legislativa, tornou a cavalgada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.
O embarque dos animais começa na manhã desta quinta-feira (30) e na próxima sexta-feira (31) os cavaleiros e amazonas começam a peregrinação após uma missa a ser realizada num convento religioso em Bom Conselho, como já é tradição.
Pequena mudança
Uma pequena mudança na programação deste ano ocorre em relação ao horário de saída da cavalgada, que nos últimos dois anos passou a ser pela manhã e agora em 2025, voltará a ser realizada no início da tarde, por volta das 13h30.
A Acesa informou também que os animais só podem participar da cavalgada mediante a realização de exames e atestados de vacinas por parte de seus tutores.
Vários tratadores acompanham os animais durante todo o percurso, que dura três dias, intercalado com pausas para descanso e alimentação dos cavaleiros, amazonas e dos cavalos, denominadas de "bate-sela".
Veja a entrevista com o presidente da Acesa Geildo Araújo:
Últimas notícias
É falso que eleitor precisa votar em todos os cargos para validar votação
Prefis 2026 segue com atendimento presencial no Desenrola Maceió, nesta quarta (30)
Donos de propriedades rurais têm até esta quarta para declarar ITR
Nunes Marques cobra TREs por transporte público gratuito nas eleições
Lula liga ao vivo para Flávio Dino, do STF, antes de sancionar lei no Pará
Jovem de 27 anos é morto a tiros dentro de casa durante a madrugada em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
