Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste orientam foliões sobre cuidados no Carnaval
Equipe multidisciplinar da maior unidade hospitalar do interior alagoano recomenda prudência durante a festa
O Carnaval é marcado por viagens, bailes, blocos e festas de rua, e diante deste cenário, os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, alertam para que os foliões aproveitem o período com descontração, mas sem comprometer a saúde e a segurança.
Entre os principais cuidados estão a prevenção de lesões musculares, a escolha de uma alimentação mais equilibrada, o controle emocional e a atenção no trânsito. Isso porque, historicamente, os casos de acidentes aumentam no Carnaval, principalmente pela combinação de álcool e direção ou pelo cansaço acumulado.
O cirurgião do HEA, Jean Rafael, alerta para o uso dos dispositivos de segurança como capacete para os motociclistas e cinto de segurança no caso de quem trafega em outros tipos de veículos. Para quem vai pegar a estrada, dormir bem antes da viagem reduz os riscos de sonolência ao volante, segundo salienta o profissional.
"O uso de cinto de segurança e capacete é indispensável. Motoristas que consumirem álcool devem optar por transporte alternativo ou passar a chave escolhendo um condutor que não tenha ingerido bebida alcoólica”, afirma o médico.
Prevenção de lesões musculares
O esforço físico intenso, sem preparo adequado, pode gerar dores e até afastar foliões da festa antes do esperado, conforme pontua o fisioterapeuta do HEA, Jimme Costa. "Para evitar esse problema, alongamentos antes e depois da folia são recomendados. O uso de calçados confortáveis também ajuda a reduzir impactos e desconfortos nos pés e articulações. Quem já tem histórico de lesões deve redobrar a atenção e evitar exageros”, recomenda.
Alimentação e Hidratação
O consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas aumenta nesse período, mas alguns cuidados podem evitar desconfortos e até problemas de saúde. A nutricionista Auridênia Cartaxo explica que incrementar a alimentação com frutas e verduras vai ajudar a brincar o carnaval reduzindo os riscos de intercorrências.
“Antes de sair para a festa, a recomendação é fazer uma refeição leve e nutritiva, com proteínas, carboidratos e frutas. Durante o evento, já que vai ingerir bebida alcoólica, é importante intercalar com água, além de evitar alimentos de procedência duvidosa”, frisa a profissional do HEA.
Controle Emocional
O ambiente de festa e a aglomeração pode levar a reações impulsivas. Discussões desnecessárias e comportamentos agressivos podem ser evitados com controle emocional e respeito ao espaço dos outros. “Não entre em conflitos ou discussões. Se já estiver com sintomas de estresse, aproveite os dias de carnaval para descansar”, especifica o psicólogo Glauco Rocha.
A também psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do HEA, informa que o setor vai funcionar normalmente durante o carnaval.
“A Área Lilás, que é responsável por acolher vítimas de violência, estará à disposição da sociedade 24h por dia, com equipe multiprofissional”, esclarece Yanna.
As dicas também podem ser acompanhadas no Instagram do Hospital de Emergência do Agreste: @heagreste
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
