Penedo atinge as metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Ministério da Saúde
Todos os insumos estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde, inclusive em Penedo.
A vacinação é a melhor estratégia de saúde pública para proteger a população e manter a sociedade resistente às doenças. A imunização reduz a disseminação de agentes infecciosos, salvando vidas, inclusive das pessoas que não querem ser vacinadas e por isso acabam sendo o alvo ideal de doenças que podem causar problemas graves e até a morte.
No Brasil, o trabalho desenvolvido por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza gratuitamente 47 imunobiológicos, 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas, todos disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde, inclusive em Penedo.
Executando de forma correta as campanhas e estratégicas de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu atingir, mais uma vez, as metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Cobertura vacinal em Penedo
Meta 90%:
BCG: 103,60%
Rotavírus: 95,56%
Meta 95%:
Hepatite B: 103,48%
Pentavalente: 95,32%
Poliomielite: 95,68%
Pneumo 10: 96,52%
Meningo C: 94,36%
“A Secretaria Municipal de Saúde se preocupa em manter e elevar as metas de cobertura vacinal, visto que isso é o espelho de um grande trabalho de todas as equipes das unidades básicas de saúde. Conseguimos esses números com planejamento, monitoramento e grande empenho”, explica a Diretora de Epidemiológica e Imunização da SMS Penedo, Dhayanna Gabryella de Oliveira.
As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças. Há imunizantes destinados para todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. A SMS orienta ainda para que as famílias mantenham o cartão de vacinação atualizado.
“Estamos com nossas equipes de saúde sempre em ação, inclusive nas campanhas de vacinação e essas metas são importantes para manter a população de Penedo sempre protegida e livre, principalmente, de doenças que a única prevenção é a imunização. As vacinas são seguras e salvam vidas”, ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
