Secretarias de Igualdade Racial e Educação realizam palestra sobre Discriminação Racial para estudantes em Traipu
A ação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aconteceu na terça-feira (18)
Em alusão ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, a ser celebrado na próxima sexta-feira (21 de março), Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial e Diversidade, realizou uma palestra sobre o tema em uma escola da rede municipal de ensino.
A ação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aconteceu na terça-feira (18), na Escola Municipal de Educação Básica Joaquim Gomes, localizada no Povoado Laginha, zona rural de Traipu.
A palestra foi ministrada pelo secretário de Igualdade Racial e Diversidade, Manoel Oliveira, e teve como público alvo alunos do 6° ao 9° ano.
Foram abordados temas como o racismo no ambiente escolar e a necessidade de ações efetivas para combatê-lo; a importância de começar cedo a falar sobre racismo com crianças e adolescentes, noções de letramento racial, entre outros.
A ação tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de discutir o racismo, construir um ambiente de respeito e igualdade, formar uma base de empatia e compreensão e orientar os estudantes sobre como saber se defender de situações que podem causar traumas.
O racismo provoca danos psicológicos e até traumas graves em quem sofre com atitudes racistas. No Brasil, racismo é considerado crime.
Entre as consequências do racismo estão: baixa autoestima, rendimento escolar/acadêmico comprometido, problemas de saúde mental, violência e criminalidade e perpetuação de desigualdades sociais. É importante que a sociedade fale sobre racismo o mais cedo possível, pois crianças já percebem diferenças raciais antes mesmo de entrarem na escola.
Segundo a secretaria de Igualdade Social e a secretaria de Educação, o intuito é levar a palestra para outras escolas da rede municipal de ensino ainda durante o mês de março.
Últimas notícias
Após concluir quimioterapia, criança recebe homenagem da Latam em voo para Maceió
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
