Viral

Por que Marte é vermelho? Nova pesquisa derruba antiga teoria

Novas descobertas surpreendentes sobre o Planeta Vermelho

Por Notícias ao Minuto 29/03/2025 11h11
Por que Marte é vermelho? Nova pesquisa derruba antiga teoria
Por que Marte é vermelho? Nova pesquisa derruba antiga teoria - Foto: Shutterstock

De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico Nature Communications, o óxido de ferro que dá nome ao Planeta Vermelho pode conter água. Esta descoberta confirma o que os cientistas suspeitavam há muito tempo e coloca em questão várias suposições sobre como era o ambiente em Marte há bilhões de anos.

De todos os planetas do nosso sistema solar, Marte é um dos mais estudados. Sua proximidade com a Terra o tornou uma escolha óbvia para exploração nas últimas décadas. Mesmo entre os não especialistas, Marte é conhecido por ser coberto de poeira e por ter uma espécie de tonalidade enferrujada. De fato, ele é frequentemente chamado de "Planeta Vermelho".

Há anos, os cientistas entendem que a cor vermelha do planeta vem de minerais de ferro enferrujados nesta poeira encontrada por toda parte. Análises anteriores do óxido de ferro em Marte levaram os pesquisadores a acreditar que era um mineral seco chamado hematita. Porém, de acordo com uma nova pesquisa, pode não ser bem assim.

A questão que temos

Para evitar dúvidas, o fato de Marte ser vermelho não está sendo contestado. Em vez disso, o novo estudo oferece uma explicação diferente para o motivo pelo qual o planeta tem essa cor.

O óxido de ferro existe em Marte porque, em algum momento, o ferro nas rochas do planeta reagiu com a água ou com a água e o oxigênio do ar.

Para quem não está familiarizado com os processos químicos que produzem ferrugem, esse é basicamente o mesmo processo que forma a ferrugem aqui na Terra.

Ao longo de bilhões de anos, o óxido de ferro em Marte se decompôs em pó e se espalhou pelo planeta.

O óxido de ferro foi movido por fortes ventos marcianos, os mesmos que ainda hoje provocam tempestades de poeira no planeta.

Pesquisa existente

Até este estudo mais recente, as únicas análises do óxido de ferro em Marte eram baseadas exclusivamente em observações feitas por espaçonaves.