Estudantes da Ufal em Arapiraca sonham com Hospital Universitário para fortalecer formação
Projeto defendido pelo deputado federal Daniel Barbosa visa emancipar o campus e viabilizar a construção da unidade hospitalar

Estudantes dos cursos da área de saúde do campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) expressam o desejo pela instalação de um Hospital Universitário na cidade, visando aprimorar a qualidade do aprendizado teórico e prático. A iniciativa ganha força com o apoio do deputado federal Daniel Barbosa, que lidera o movimento pela emancipação do campus e posterior construção do hospital.
A proposta de emancipação do campus de Arapiraca, defendida por Daniel Barbosa, busca criar a Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas, concedendo autonomia administrativa e financeira à instituição. Essa mudança facilitaria a expansão dos cursos e a melhoria das instalações, incluindo a construção do Hospital Universitário. O deputado destaca que essa iniciativa é um compromisso com o desenvolvimento do interior de Alagoas, permitindo a formação de mais profissionais qualificados e ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados.

Para Darlisson Duarte, estudante de medicina da instituição, a instalação de um hospital universitário em Arapiraca representa um avanço significativo para a formação de novos profissionais de saúde locais, trazendo benefícios tanto para os estudantes quanto para a comunidade local.
“Esse tipo de instituição oferece um ambiente prático e dinâmico, essencial para o desenvolvimento de habilidades clínicas e o aprendizado de técnicas avançadas de atendimento à saúde, já que também é um ambiente de pesquisa e inovações para a população local. Além disso, o hospital universitário oferta mais atendimentos de alta qualidade com diversas especializações, criando uma integração entre as especialidades”, disse ele.
A construção do Hospital Universitário em Arapiraca também traria benefícios significativos para a comunidade local. Além de servir como campo de prática para os estudantes, o hospital fortaleceria a rede de saúde da região, oferecendo serviços de média e alta complexidade para a população. Atualmente, Arapiraca é referência em saúde na 2ª macrorregião, atendendo cerca de 50 municípios alagoanos. A implantação do hospital consolidaria ainda mais esse papel, promovendo melhorias no atendimento e acesso à saúde para milhares de cidadãos.
A proposta conta com o apoio de figuras importantes, como o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o diretor do campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, e o prefeito Luciano Barbosa, que destacam o impacto positivo para o ensino e a economia da região. A expectativa é que, com a emancipação do campus e a construção do Hospital Universitário, Arapiraca se torne um polo de excelência acadêmica e de saúde, beneficiando tanto os estudantes quanto a comunidade local.
Últimas notícias

14º Batalhão da PM detém suspeitos de violência doméstica em ações na Zona da Mata

Última remessa de boletos físicos da Taxa de Bombeiros vence nesta quarta-feira

Festival de Teatro de Rua leva arte e encanto para o Lago do Goiti, em Palmeira dos Índios

Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra

Maceió já é um dos destinos mais procurados do país no segundo semestre de 2025

Polícia Civil cumpre mandado de prisão durante investigação sobre veículo suspeito em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
