Portaria que altera regulamentação do trabalho em feriados entra em vigor em julho
Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025 prevê o trabalho em feriados mediante a emissão da Certidão de Regularidade
O funcionamento de estabelecimentos comerciais em feriados nacionais, estaduais e municipais passa a obedecer novas regras a partir do dia 1º de julho, avisa o Sindilojas Arapiraca. A partir desta data, entra em vigor a Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nº 3.665/2023, que altera a regulamentação anterior.
Conforme a nova portaria, o trabalho nos feriados nas atividades de comércio passa a ser permitido somente se houver autorização na convenção coletiva de trabalho e cumprimento da legislação municipal.
Em Arapiraca, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2025, celebrada entre o Sindilojas e o Sindicato dos Empregados do Comércio, prevê o trabalho em feriados mediante a emissão da Certidão de Regularidade, conforme a Cláusula 33, Parágrafo 4º, com exceção dos dias de Natal (25/12) e Ano Novo (1/1), cujo funcionamento do comércio é proibido.
"Todas as empresas do comércio devem regularizar o funcionamento nos feriados e buscar antecipadamente a Certidão de Regularidade para evitar problemas trabalhistas. A falta desse documento pode levar o empresário a ser autuado e a receber punições do Ministério do Trabalho", explicou o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.
Para regularizar o funcionamento nos feriados, as empresas do comércio de Arapiraca podem solicitar ao Sindilojas a emissão da Certidão de Regularidade, que pode ser feita pelo endereço eletrônico sindilojas-arapiraca.com.br/certidões/ ou presencialmente na sede do Sindicato, na Rua Manoel Leão, 130, Centro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (82) 99976-0095 ou (82) 3521-1569.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
