Governo de Alagoas recupera sistemas de dessalinização em Poço das Trincheiras
Equipamentos nas comunidades de Jacú e Minação voltaram a funcionar e beneficiam mais de 100 famílias na região
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entrega, nesta sexta-feira (11), a recuperação de dois sistemas de dessalinização do Programa Água Doce, no município de Poço das Trincheiras, no Sertão alagoano — região inserida no Polígono das Secas. A obra beneficia, diretamente, 114 famílias das comunidades rurais de Jacú e Minação, totalizando 456 pessoas atendidas com água de qualidade.
A requalificação dos equipamentos foi providenciada após representantes das duas comunidades procurarem a Semarh. Sensível à demanda apresentada, o órgão garantiu o pronto atendimento e iniciou os trabalhos de recuperação de forma célere.
O investimento de implantação dos sistemas, fruto do convênio entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Semarh, é de aproximadamente R$ 1 milhão.
As comunidades contempladas fazem parte do semiárido alagoano, onde o acesso à água é um dos principais desafios para a promoção da dignidade e do desenvolvimento. Com a reativação dos sistemas, as famílias beneficiadas passam a contar com uma fonte segura e regular de água, o que impacta diretamente na saúde, no bem-estar e na economia local.
“Essa é uma orientação do governador Paulo Dantas: estar próximo das comunidades, ouvir suas demandas e garantir que os equipamentos públicos estejam funcionando e cumprindo seu papel. A Semarh faz o que o governo gosta de fazer: cuidar das pessoas. A recuperação desses sistemas representa mais do que uma simples ação técnica, é uma política pública de dignidade e respeito ao povo do Sertão”, afirmou o secretário da Semarh, Gino César.
A implantação dos sistemas teve início em 2019, com a construção da parte física dos equipamentos. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, as ações previstas para 2020 e 2021 — como a operacionalização plena dos sistemas e a articulação comunitária — foram suspensas. A partir de 2022, a Semarh retomou o processo com a assinatura do acordo de gestão junto às comunidades e a capacitação dos operadores locais.
Ambos os operadores das comunidades de Jacú e Minação participaram do primeiro Curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Sistema de Dessalinização, promovido pela secretaria, em parceria com o Governo Federal. A ação tornou Alagoas o estado pioneiro na certificação federal desses profissionais, com 27 técnicos de 19 municípios capacitados.
Últimas notícias
81 anos: idoso morre em acidente na BR-316, em Palmeira dos Índios
Ônibus com romeiros tomba e deixa mortos e feridos no Ceará
Cavaleiros do Forró homenageia Neto Araújo durante show após morte do cantor
Ausência de homenagem de Wesley Safadão gera debate após morte de Neto Araújo
A 3 meses da eleição, Lula lidera em seguidores nas redes, e Flávio, tração
Justiça Federal convoca famílias para mutirão sobre demarcação de terras em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
