Saúde

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Menina foi diagnosticada com TEA no ano de 2024

Por Valeska Miranda* 15/04/2025 20h08 - Atualizado em 15/04/2025 21h09
Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca
Rayanne e a filha Isabella - Foto: Reprodução

A mãe de uma criança atípica, diagnosticada com o Transtorno de Espectro Autista (TEA), necessita do apoio das autoridades locais para obter êxito na busca pelas terapias e demais tratamento da filha. Ela relata que no município de Arapiraca, ainda não conseguiu.

Rayanne Souza entrou em contato com o portal 7segundos, para informar sobre a dificuldade enfrentada por ela para garantir que os direitos da filha Isabella Sophia Duarte de Souza, sejam cumpridos.

A mãe relata que ela recebeu o diagnóstico de autismo da menina no ano de 2024 e desde então, vem correndo atrás das terapias e demais tratamentos para o desenvolvimento social, físico e mental dela.

No entanto, os locais pelos quais Rayanne buscou tratamento, só recebeu negativas nas sucessivas vezes em que entrou em contato com algum órgão que deveria possuir a vaga.

A justificava é que a menina está em uma lista de espera. Porém, a mãe argumenta o motivo de nunca haver uma vaga disponível para que o tratamento da filha seja iniciado.

Rayanne solicita que os órgãos públicos responsáveis deem o suporte necessário a Isabella e a todas as crianças que estão em busca das terapias para o seu devido acompanhamento.

"Várias instituições e sempre a mesma resposta. Até quando esse descaso? A humilhação é enorme para algo [terapias] que minha filha tem direito e é dever deles [estado], arcar com isto." disse Rayane.

Para finalizar, Rayanne afirmou que a motivação de expor o descontentamento com os órgãos que atendem as crianças de Arapiraca, é fazê-los entender que a demora pode acarretar no comprometimento do desenvolvimento saudável da filha e das demais crianças que aguardam por uma vaga.

*estagiária sob a supervisão da redação