Evento da Ascontal destaca ranking fiscal e novas ferramentas da Sefaz para facilitar atuação dos contadores
Empresas bem avaliadas, classificadas como A, terão vantagens como prioridade no atendimento pela Sefaz
Durante evento promovido pela Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), com o apoio do Sindilojas Arapiraca, profissionais da área contábil e representantes da Secretaria da Fazenda do Estado debateram mudanças importantes no relacionamento entre empresas e o fisco. Um dos principais destaques foi a apresentação do novo “ranking das empresas”, plataforma que visa estimular a regularização fiscal e facilitar a atuação dos contadores em todo o estado.
A iniciativa classifica as empresas alagoanas em categorias que vão de A a E, de acordo com o nível de cumprimento das obrigações principais — como o pagamento de tributos — e acessórias, como a emissão correta de notas e envio de declarações. Segundo Jordão Vieira, presidente da Ascontal, a ferramenta será essencial para antecipar pendências, corrigir irregularidades e fortalecer o papel dos contadores na orientação dos empresários. “A plataforma mostra não só a classificação, mas também o que está errado e como resolver. Isso nos dá uma autonomia enorme na condução dos processos de regularização”, explicou.
Empresas bem avaliadas, classificadas como A, terão vantagens como prioridade no atendimento pela Sefaz, isenção de autuações imediatas e convites para se regularizarem antes de qualquer medida mais severa. Já aquelas enquadradas nas categorias D e E receberão um tratamento mais rigoroso por parte do fisco. Além do ranking, foram debatidas as chamadas “malhas fiscais”, com destaque para a malha do recebimento eletrônico, que monitora transações via cartão, Pix e outros meios digitais. A Sefaz busca corrigir distorções nas informações recebidas das operadoras e quer contar com o apoio dos contadores para isso.
Essas pautas foram discutidas no encontro realizado na última sexta-feira (25), em alusão ao Dia do Contabilista, que teve como convidados a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira; chefe de Declarações e Documentos Fiscais, Eduardo Egypto; e o chefe de Orientação Tributária, Flávio Melo de Paula, além de auditores fiscais. O evento foi mais uma ação da Ascontal para promover a valorização da classe contábil e reforçar o diálogo com os órgãos públicos.
O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, aproveitou para estimular os contabilistas a aderirem à campanha de destinação do imposto de renda aos fundos assistenciais da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente.
Na ocasião, também foi anunciada a segunda edição do Conecta Contábil, marcada para outubro, no Centro de Convenções de Arapiraca. O evento contará com o lançamento de um curso sobre a reforma tributária e a apresentação de novos convênios com descontos exclusivos para os associados. “Estamos ampliando a rede de apoio ao contador, oferecendo formação, benefícios e oportunidades de crescimento”, concluiu Jordão Vieira.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
