Saúde

[Vídeo] Clínica de reabilitação para dependentes químicos em Girau oferta cursos profissionalizantes durante tratamento

Primeiros alunos formados receberam o certificado no dia 29 de abril

Por Giovanni Luiz/7Segundos 03/05/2025 09h09 - Atualizado em 03/05/2025 09h09
[Vídeo] Clínica de reabilitação para dependentes químicos em Girau oferta cursos profissionalizantes durante tratamento
Charles Farias explicou os benefícios que esta ação proporciona aos pacientes e a seus familiares - Foto: Reprodução/Vídeo

Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos localizada no Povoado Caldeirões, zona rural de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, passou a inovar no tratamento de seus pacientes.

No início de 2025 a clínica passou a oferecer cursos profissionalizantes de barbearia, hortoterapia (prática terapêutica que utiliza o cultivo de plantas, hortaliças e jardinagem) e pintura para incentivar e ajudar os pacientes que estão no período final de tratamento a voltar ao convívio em sociedade e ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Em entrevista ao 7Segundos, o administrador da clínica, Charles Farias, explicou os benefícios que esta ação proporciona aos pacientes e a seus familiares, bem como para a sociedade em geral.

"É preciso que a sociedade esteja também aberta a receber e dar acolhimento a essas pessoas, que precisam de uma nova oportunidade, pois estão se esforçando para se desvencilhar da dependência química, algo que é possível sim, ao contrário do que muitos imaginam", disse Charles Farias.   

A Cristal Clínica, localizada na zona rural de Girau do Ponciano, funciona em parceria com as prefeituras de Maceió e Girau do Ponciano e Governo do Estado. Atualmente, a clínica possui 29 pacientes de todas as regiões de Alagoas.

O objetivo dos cursos profissionalizantes é promover a ressocialização dos pacientes. Nesta última semana de abril, foi realizada a entrega dos certificados aos primeiros alunos formados. Os cursos duram entre dois e três meses e o objetivo é ampliar a oferta dos cursos oferecidos a partir das próximas turmas.

O ingresso dos alunos nos cursos se dá de forma voluntária. Assista a entrevista completa e saiba mais detalhes sobre o assunto no vídeo abaixo: