Geral

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Na oportunidade, o MP foi representado pela promotora de Justiça Shanya Espíndola Dantas, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santana

Por 7segundos com assessoria 13/05/2025 19h07 - Atualizado em 13/05/2025 22h10
MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
“Maio Laranja”: MPAL dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Sertão - Foto: Ascom

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participou, nesta terça-feira (13), de uma reunião com 37 diretores e vice-diretores de 24 escolas de Santana do Ipanema, no Sertão do estado, para tratar de temas pertinentes à campanha “Maio Laranja”, voltada para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na oportunidade, o MPAL foi representado pela promotora de Justiça Shanya Espíndola Dantas, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santana. Segundo ela, a ocasião foi importante para esclarecer a temática e incentivar a participação ativa dos gestores na proteção dos alunos que possam estar passando por situações de violência.

“Durante a reunião, foram destacados pontos importantes, como o papel da escola na prevenção, identificação e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e a importância da denúncia imediata às autoridades competentes (Delegacia, Conselho Tutelar e Ministério Público) após o conhecimento de qualquer caso de violência envolvendo esse público ou suas famílias”, esclareceu a promotora.

Ainda segundo ela, foi discutida a importância de acolher e não julgar a criança e o adolescente vítimas de violência. “Embora o Maio Laranja seja um período de conscientização e prevenção, o combate à violência sexual infantil é um dever diário de todos os órgãos públicos e da sociedade como um todo. Juntos, podemos proteger e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, acrescentou.

O mês de maio é conhecido como Maio Laranja, uma campanha nacional de conscientização sobre a importância do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Durante esse período, órgãos públicos e autoridades das áreas de saúde, assistência social e educação promovem palestras e projetos de conscientização para proteger e assegurar os direitos das crianças e adolescentes.