Penedo volta a alcançar o 1º lugar no Previne Brasil entre municípios alagoanos acima de 50 mil habitantes
Resultado é reflexo de ações para a Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas
A Prefeitura de Penedo comemora a volta do município ao topo do Previne Brasil entre todos de Alagoas com população acima de 50 mil habitantes. O desempenho dos indicadores do programa é reflexo do excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que alcançou a nota 9,6.
O resultado é o reflexo de ações para a Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus), aspectos avaliados no Previne Brasil.
Além de liderar entre todos de Alagoas com população acima de 50 mil habitantes, a saúde de Penedo também está à frente dos municípios que compõem a 6ª região estadual, composta por Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás.
“Esse resultado não é apenas um número. É a prova viva de que cuidar das pessoas, de verdade, faz a diferença. Mesmo em um novo ciclo de gestão, com todos os desafios que a transição traz – inclusive com as mudanças no cofinanciamento do Ministério da Saúde – nossas equipes não perderam o foco, seguiram firmes, acolhendo, escutando e atendendo com respeito e dedicação. Esse 1º lugar é de cada profissional que entra todos os dias nas unidades com o coração cheio de propósito. É do povo de Penedo, que confia no nosso trabalho. E é também da gestão que acredita que saúde se faz com presença, investimento e amor. Eu só tenho a agradecer e me emocionar com o que construímos juntos”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Graças aos investimentos feitos pelo Prefeito Ronaldo Lopes, a SMS ultrapassou as metas dos indicadores estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A assistência às gestantes durante o pré-natal foi ampliada com programas como o Cegonha Penedense, com um alcance de 77%, sendo a meta de 45%, além de garantir uma consulta odontológica para elas a cada 3 meses, com cobertura de 92%, sendo a meta 60%.
A saúde da mulher também é destaque com a realização de exames de citologia, HIV e sífilis, indicador que atingiu 97%, sendo a meta 60%. O Previne Brasil também avalia a cobertura vacinal contra a poliomielite e aplicação da vacina tetravalente, fundamental na proteção às crianças contra sarampo, caxumba, coqueluche e catapora, alcançando 97% da cobertura vacinal, sendo a meta de 95%.
O controle e a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão para a população em geral também atingiram a meta e contribuíram para Penedo chegar ao topo mais uma vez.
“Mesmo na transição do novo financiamento, Penedo continua acompanhando nossas gestantes, os hipertensos, os diabéticos, a vacinação das crianças e mulheres em idade fértil conforme preconiza o ministério da saúde, fortalecendo, assim, a Atenção Primária e melhorando os indicadores de saúde levando mais qualidade de vida dos nossos usuários”, disse a Diretora da Atenção Primária, Monike Damasceno.
Texto Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
