Penedo volta a alcançar o 1º lugar no Previne Brasil entre municípios alagoanos acima de 50 mil habitantes
Resultado é reflexo de ações para a Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas

A Prefeitura de Penedo comemora a volta do município ao topo do Previne Brasil entre todos de Alagoas com população acima de 50 mil habitantes. O desempenho dos indicadores do programa é reflexo do excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que alcançou a nota 9,6.
O resultado é o reflexo de ações para a Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus), aspectos avaliados no Previne Brasil.
Além de liderar entre todos de Alagoas com população acima de 50 mil habitantes, a saúde de Penedo também está à frente dos municípios que compõem a 6ª região estadual, composta por Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás.
“Esse resultado não é apenas um número. É a prova viva de que cuidar das pessoas, de verdade, faz a diferença. Mesmo em um novo ciclo de gestão, com todos os desafios que a transição traz – inclusive com as mudanças no cofinanciamento do Ministério da Saúde – nossas equipes não perderam o foco, seguiram firmes, acolhendo, escutando e atendendo com respeito e dedicação. Esse 1º lugar é de cada profissional que entra todos os dias nas unidades com o coração cheio de propósito. É do povo de Penedo, que confia no nosso trabalho. E é também da gestão que acredita que saúde se faz com presença, investimento e amor. Eu só tenho a agradecer e me emocionar com o que construímos juntos”, declarou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Graças aos investimentos feitos pelo Prefeito Ronaldo Lopes, a SMS ultrapassou as metas dos indicadores estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A assistência às gestantes durante o pré-natal foi ampliada com programas como o Cegonha Penedense, com um alcance de 77%, sendo a meta de 45%, além de garantir uma consulta odontológica para elas a cada 3 meses, com cobertura de 92%, sendo a meta 60%.
A saúde da mulher também é destaque com a realização de exames de citologia, HIV e sífilis, indicador que atingiu 97%, sendo a meta 60%. O Previne Brasil também avalia a cobertura vacinal contra a poliomielite e aplicação da vacina tetravalente, fundamental na proteção às crianças contra sarampo, caxumba, coqueluche e catapora, alcançando 97% da cobertura vacinal, sendo a meta de 95%.
O controle e a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão para a população em geral também atingiram a meta e contribuíram para Penedo chegar ao topo mais uma vez.
“Mesmo na transição do novo financiamento, Penedo continua acompanhando nossas gestantes, os hipertensos, os diabéticos, a vacinação das crianças e mulheres em idade fértil conforme preconiza o ministério da saúde, fortalecendo, assim, a Atenção Primária e melhorando os indicadores de saúde levando mais qualidade de vida dos nossos usuários”, disse a Diretora da Atenção Primária, Monike Damasceno.
Texto Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS
Últimas notícias

Tarifaço de Trump: quem se deu bem e quem se deu mal entre as exceções da taxa de 50%

Mulher espancada pelo namorado com mais de 60 socos vai passar por cirurgia de reconstrução dos ossos da face

Homem é preso em flagrante após agredir a própria mãe em Maceió

Serial Killer de Maceió volta ao banco dos réus hoje por morte de adolescente

Foragido da Justiça é preso na zona rural do município de Maragogi

Revólver com munições intactas é apreendido após fuga de suspeitos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
