Médico é condenado a indenizar paciente que perdeu testículo após erro em atendimento em Arapiraca
Juíza reconheceu falha no protocolo médico e determinou pagamento de R\$ 20 mil por danos morais e estéticos; decisão ainda cabe recurso

A Justiça de Alagoas condenou um médico a pagar R$ 20 mil em indenizações a um paciente que sofreu a perda de um testículo após atendimento inadequado no Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. A decisão foi proferida na segunda-feira (16) e ainda está sujeita a recurso.
O caso remonta a março de 2012, quando o paciente procurou a unidade hospitalar relatando intensas dores na região testicular. Segundo os autos do processo, ele foi atendido por um clínico geral que diagnosticou “cólica nefrética” e prescreveu analgésicos, orientando o paciente a procurar um urologista posteriormente. A conduta, no entanto, foi considerada incorreta por um perito judicial, cujo laudo técnico embasou a decisão da magistrada.
De acordo com o laudo, o protocolo adequado diante dos sintomas exigiria a imediata internação do paciente, além da solicitação de avaliação por um cirurgião de plantão e um urologista. Caso não houvesse especialista disponível na unidade, o paciente deveria ter sido regulado com urgência para outro hospital. A liberação para casa, como ocorreu, foi apontada como um fator determinante para o agravamento do quadro clínico, que evoluiu para a necessidade de orquiectomia — remoção do testículo.
Ainda segundo o documento pericial, embora o atendimento inicial não tenha demorado, o erro no diagnóstico e a ausência de encaminhamento adequado configuraram falha grave. A juíza responsável pelo caso concluiu que houve negligência e/ou imperícia médica, reconhecendo a responsabilidade civil do profissional.
A indenização determinada pela Justiça compreende R\$ 10 mil por danos morais e outros R\$ 10 mil por danos estéticos, com correção monetária pela taxa Selic a partir da data do ocorrido. O nome do médico não foi divulgado.
Últimas notícias

Crianças sobem em teto de carro para fugir de ataque de pitbull; Uma delas foi mordida

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Brasil deve se declarar livre da gripe aviária nesta quarta

Rodrigo Cunha comemora manutenção de pensão para vítimas do zika vírus

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Acusado de assassinar amigo em Matriz do Camaragibe é preso no município de Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
