Prefeitura de Arapiraca paga mais de 250 projetos culturais
Secretaria de Cultura ampliou busca ativa para alcançar mais fazedores de cultura do município
Pela primeira vez, Arapiraca contemplou mais de 250 projetos culturais de diversos segmentos através da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (PNAB). A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, já realizou o pagamento de mais de 60% dos projetos selecionados, antes do prazo estipulado pelo Ministério da Cultura.
O alcance maior de fazedores de cultura só foi possível pela busca ativa realizada pela Secretaria. Diversos artistas foram contemplados pela primeira vez, podendo contribuir com a cultura arapiraquense e receber o reconhecimento do seu trabalho. “Atendemos um pedido do prefeito Luciano, de alcançar o máximo de pessoas que fazem a cultura na nossa cidade e que não conseguem acessar os editais. Concluímos essa etapa de muito esforço coletivo e seguimos agora com as execuções dos projetos que levarão para a população as produções artísticas de Arapiraca, com isso fortalecemos nossa identidade culturalenquanto cidade e povo”, destacou a secretária Mônica Nunes.
Ao todo, a PNAB em Arapiraca foi distribuída em seis editais: Ocupação de Espaços Públicos, São João, Todas as Artes, Aquisição de Bens Públicos, Pontos de Cultura, além do Edital Nº01/2025 – voltado para os pareceristas e agentes para busca ativa, sob a coordenação de Marlene Araújo, presidente da comissão de Coordenação da PNAB.
“Esse feito só foi possível com o empenho e dedicação dos nossos servidores, foi uma força tarefa que envolveu diversas secretarias, como Licitação, Procuradoria, Gestão, Contabilidade. Isso demonstra a qualidade e a competência dos servidores públicos municipais.”, destacou o secretário de gestão, Yale Fernandes.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura se tornou política nacional permanente e garante repasses de recursos da União para estados e municípios impulsionarem projetos culturais.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
