Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia
Acredita-se que o crime tenha sido cometido como objetivo bloquear o suposto surgimento de uma célula do ELN, no entanto as autoridades não encontraram indícios de vínculos entre as vítimas e os guerrilheiros
Os corpos de oito líderes cristãos foram encontrados numa vala comum em uma área rural do município de Calamar, em Guaviare, Colômbia, nesta terça-feira (1º). As vítimas, oriundas de Arauca, realizavam trabalho humanitário e evangelizavam naquela região quando desapareceram.
Segundo o Ministério Público, elas foram convocadas em abril por dissidentes das FARC, especificamente pela Frente Armando Ríos, sob ordens do vulgo Iván Mordisco. Acredita-se que o crime tenha sido cometido como objetivo bloquear o suposto surgimento de uma célula do ELN, no entanto as autoridades não encontraram indícios de vínculos entre as vítimas e os guerrilheiros.
A descoberta foi possível devido à captura, em maio, de um guerrilheiro cujo celular continha fotografias dos líderes detidos e, posteriormente, do crime. As vítimas foram identificadas como: James Caicedo, Óscar García, Máryuri Hernández, Maribel Silva, Isaid Gómez, Carlos Valero, Nixon Peñaloza e Jesús Valero. Eles eram membros dos conselhos evangélicos Alianza de Colombia e Cuadrangular.
A Confederação Evangélica da Colômbia (CEDECOL) emitiu um comunicado expressando repúdio e solidariedade às famílias afetadas e às comunidades cristãs.
“Pedimos orações pela paz e consolo a essas famílias; elevamos uma voz firme de clamor e exigência às autoridades para que esses crimes não fiquem impunes, que as investigações avancem rapidamente e que sejam dadas garantias reais para a proteção da vida e da integridade daqueles que exercem a liderança espiritual nas regiões mais vulneráveis do país”, diz o comunicado.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
