Grupo Fulô apresenta Penedo na maior feira de artesanato da América Latina
Ana Cristina, fundadora do Grupo Produtivo Fulô.A, está em Recife-PE representando Penedo na 25ª edição da Fenearte
Ana Cristina Ferreira, mestre artesã fundadora do Grupo Produtivo Fulô.A, está em Recife-PE representando Penedo na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).
Com apoio da Prefeitura de Penedo – por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lazer e Juventude (SEMCLEJ) -, ela participa da maior feira desse setor da América Latina, expondo e comercializando bordados produzidos por um grupo de aproximadamente vinte mulheres do povoado Murici.
O trabalho inclusivo coordenado por Ana Cristina na comunidade rural penedense está exposto no estande do Alagoas Feita à Mão, ao lado de outros talentos incentivados pelo programa que dá mais visibilidade à cultura popular alagoana no governo Paulo Dantas.

Programa Alagoas Feita à Mão viabiliza participação de representantes do estado na Fenearte. Foto: Divulgação Agência Alagoas
“A identidade penedense está presente na ‘Feira das Feiras’, como a Fenearte é conhecida, por meio da arte feita à mão pelo grupo Fulô.A. São bordados bem elaborados, com acabamento impecável, que transmite a beleza no nosso município Brasil afora. Parabenizo, em nome da Ana Cristina, o trabalho dessas artesãs bordadeiras, desejando sucesso em mais um ano participando deste grande evento cultural”, destaca a Secretária de Cultura Teresa Machado.
Em maio deste ano, bordadeiras de Minas Gerais veio até o povoado Murici para conhecer e aprender sobre as técnicas do bordado ponto livre do grupo Fulô.A
No perfil da plataforma do Alagoas Feita à Mão, onde também há peças à venda do coletivo de bordadeiras, a iniciativa liderada por Ana Cristina tem sua importância social destacada, sendo “exemplo de como a arte artesanal pode ser não apenas uma forma de expressão, mas também uma fonte de renda e um meio de fortalecimento da identidade cultural local”.

Ana Cristina Ferreira criou o Grupo Produtivo Fulô.A no povoado Murici, zona rural de Penedo, onde trabalha com cerca de 20 artesãs. Foto: Kamylla Feitosa/SEMCLEJ Penedo
Não é por acaso que a fundadora da Fulô.A foi reconhecida como Mestra Artesã em março deste ano. E na feira que acontece até o dia 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, os bordados com representações da fauna, flora e cenas do cotidiano ribeirinho em roupas, acessórios de moda e peças decorativas colocam Penedo na maior feira de artesanato da América Latina.
Últimas notícias
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Após mobilização, filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal é encontrado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
