Secretaria de Saúde de Penedo realiza ação de combate às hepatites virais
As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por cinco tipos de vírus (A, B, C, D e E), sendo as mais comuns no Brasil as hepatites B e C
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Penedo realizou nesta quarta-feira, 30, uma ação sobre a importância da prevenção e da conscientização no combate às hepatites virais, orientação que é parte da campanha do Julho Amarelo.
A iniciativa do setor de Vigilância Epidemiológica contou com apoio dos profissionais da Atenção Básica, equipes que trabalharam unidas para realizar uma série de atividades nos postos de saúde.
Foram realizados testes rápidos e vacinação contra as hepatites virais, além de palestras com o objetivo de informar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e o cuidado integral com a saúde.
As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por cinco tipos de vírus (A, B, C, D e E), sendo as mais comuns no Brasil as hepatites B e C, e que representam um grave problema de saúde pública.
Embora muitas vezes assintomáticas, as hepatites podem evoluir para quadros graves como cirrose e insuficiência hepática, sendo o diagnóstico e o tratamento precoces cruciais para a saúde do indivíduo.
Aos primeiros sintomas de hepatite, como mal-estar, náuseas, vômitos, urina escura e fezes claras, pele e olhos aparentando coloração amarelada. A SMS orienta para quem apresentar esses sintomas procurar uma unidade de saúde imediatamente para atendimento.
A vacinação e os testes de hepatites B e C também estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde de forma gratuita.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
