Serviços

Falta de energia afeta abastecimento de água em Arapiraca e outros 9 municípios do Agreste

Casal aguarda normalização do fornecimento elétrico para retomar a produção de água

Por 7segundos com assessoria 03/08/2025 12h12 - Atualizado em 03/08/2025 12h12
Falta de energia afeta abastecimento de água em Arapiraca e outros 9 municípios do Agreste
Torneiras sem água - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Agreste Saneamento informam que, neste domingo (3), interrupções no fornecimento de energia elétrica estão comprometendo a operação dos Sistemas Coletivo do Agreste (SCA) e Adutor do Agreste (SAA), responsáveis pelo abastecimento de água em 10 cidades da região, incluindo Arapiraca.

A Equatorial, concessionária de energia, já foi acionada e informou que atua para restabelecer o fornecimento. Enquanto isso, a produção e distribuição de água permanecem prejudicadas, uma vez que os sistemas de captação, tratamento e bombeamento, operados pela Casal e pela Agreste Saneamento em regime de Parceria Público-Privada (PPP), dependem do pleno funcionamento elétrico.

Os municípios afetados são: Arapiraca, São Brás, Olho D’Água Grande, Campo Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci. Comunidades rurais e povoados dessas localidades também estão impactados.

As empresas esclarecem que, após a normalização da energia, o abastecimento será retomado de forma gradativa, podendo levar entre 48h e 72h para ser completamente restabelecido.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Fone Fácil Casal pelo número 0800 082 0195. A ligação é gratuita.