Escolas da rede pública municipal realizam o “Trilha Pré-SAEB” e se preparam para a prova 2025
A dinâmica de preparação segue até próximo aos dias da avaliação, com oito momentos de estudos intensificados

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de diversas atividades interativas como forma de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizado em outubro e novembro. No último sábado (02), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) apresentou o projeto Trilha Pré-Saeb 2025, com simulados e aulas práticas baseadas em conteúdos atualizados das principais disciplinas avaliadas.
O Saeb é uma prova que define parâmetros de qualidade da educação básica em todos os municípios brasileiros. Em Girau do Ponciano, a estruturação preparatória é levada a sério por todos que fazem parte da rede pública de ensino. A avaliação — com foco em Língua Portuguesa e Matemática — é um dos principais indicadores para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Prefeitura, por meio da Semec e em parceria com a Gerência Pedagógica, garante capacitação, acolhimento e momentos de descontração para os alunos participantes.
“Os simulados seguem a mesma estrutura da prova do Saeb, inclusive com o mesmo tempo de duração para a conclusão das respostas. No projeto, oferecemos aulões de Língua Portuguesa e Matemática focados nas habilidades exigidas na avaliação nacional. Para garantir a disposição dos alunos durante as atividades, oferecemos café da manhã, lanche e almoço, tudo preparado com atenção e carinho pelos profissionais do município”, explica Eliane Magalhães, gerente pedagógica da Rede Municipal de Ensino.

Ainda segundo a gerente, a dinâmica de preparação segue até próximo aos dias da avaliação, com oito momentos de estudos intensificados. A programação da Trilha será dividida entre os estudantes do 9º e do 5º anos, sempre aos sábados, com quatro simulações para cada grupo. Os alunos também deverão repetir o esquema de estudos durante os meses de agosto e setembro, a fim de revisar conteúdos importantes.
As escolas também estão desenvolvendo atividades em sala de aula, como gincanas temáticas, reagrupamento de alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e aulões de reforço. A avaliação será aplicada, igualmente, para os alunos do 2º ano, mas a logística de preparação é mais leve e acontece de acordo com o andamento do ano letivo.
Últimas notícias

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Identificado piloto australiano que morreu em queda de avião com cocaína em Coruripe

Polícia Militar apreende arma de fogo e mais de 6Kg de drogas em ocorrências na capital e interior

Chuva de granizo interrompe show em BH e causa prejuízo de mais de R$ 20 mil

Hermeto Pascoal: vencedor do Grammy Latino 2024, Doutor Honoris Causa e muito mais

DEA garante transporte aeromédico de criança de 3 anos para Recife
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
