Educação

Escolas da rede pública municipal realizam o “Trilha Pré-SAEB” e se preparam para a prova 2025

A dinâmica de preparação segue até próximo aos dias da avaliação, com oito momentos de estudos intensificados

Por 7Segundos com Assessoria 04/08/2025 16h04 - Atualizado em 04/08/2025 16h04
Escolas da rede pública municipal realizam o “Trilha Pré-SAEB” e se preparam para a prova 2025
Em Girau do Ponciano, a estruturação preparatória é levada a sério por todos que fazem parte da rede pública de ensino - Foto: Assessoria

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de diversas atividades interativas como forma de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizado em outubro e novembro. No último sábado (02), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) apresentou o projeto Trilha Pré-Saeb 2025, com simulados e aulas práticas baseadas em conteúdos atualizados das principais disciplinas avaliadas.

O Saeb é uma prova que define parâmetros de qualidade da educação básica em todos os municípios brasileiros. Em Girau do Ponciano, a estruturação preparatória é levada a sério por todos que fazem parte da rede pública de ensino. A avaliação — com foco em Língua Portuguesa e Matemática — é um dos principais indicadores para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Prefeitura, por meio da Semec e em parceria com a Gerência Pedagógica, garante capacitação, acolhimento e momentos de descontração para os alunos participantes.

“Os simulados seguem a mesma estrutura da prova do Saeb, inclusive com o mesmo tempo de duração para a conclusão das respostas. No projeto, oferecemos aulões de Língua Portuguesa e Matemática focados nas habilidades exigidas na avaliação nacional. Para garantir a disposição dos alunos durante as atividades, oferecemos café da manhã, lanche e almoço, tudo preparado com atenção e carinho pelos profissionais do município”, explica Eliane Magalhães, gerente pedagógica da Rede Municipal de Ensino.

Ainda segundo a gerente, a dinâmica de preparação segue até próximo aos dias da avaliação, com oito momentos de estudos intensificados. A programação da Trilha será dividida entre os estudantes do 9º e do 5º anos, sempre aos sábados, com quatro simulações para cada grupo. Os alunos também deverão repetir o esquema de estudos durante os meses de agosto e setembro, a fim de revisar conteúdos importantes.

As escolas também estão desenvolvendo atividades em sala de aula, como gincanas temáticas, reagrupamento de alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e aulões de reforço. A avaliação será aplicada, igualmente, para os alunos do 2º ano, mas a logística de preparação é mais leve e acontece de acordo com o andamento do ano letivo.