Escolas da rede pública municipal realizam o “Trilha Pré-SAEB” e se preparam para a prova 2025
A dinâmica de preparação segue até próximo aos dias da avaliação, com oito momentos de estudos intensificados

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de diversas atividades interativas como forma de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizado em outubro e novembro. No último sábado (02), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) apresentou o projeto Trilha Pré-Saeb 2025, com simulados e aulas práticas baseadas em conteúdos atualizados das principais disciplinas avaliadas.
O Saeb é uma prova que define parâmetros de qualidade da educação básica em todos os municípios brasileiros. Em Girau do Ponciano, a estruturação preparatória é levada a sério por todos que fazem parte da rede pública de ensino. A avaliação — com foco em Língua Portuguesa e Matemática — é um dos principais indicadores para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Prefeitura, por meio da Semec e em parceria com a Gerência Pedagógica, garante capacitação, acolhimento e momentos de descontração para os alunos participantes.
“Os simulados seguem a mesma estrutura da prova do Saeb, inclusive com o mesmo tempo de duração para a conclusão das respostas. No projeto, oferecemos aulões de Língua Portuguesa e Matemática focados nas habilidades exigidas na avaliação nacional. Para garantir a disposição dos alunos durante as atividades, oferecemos café da manhã, lanche e almoço, tudo preparado com atenção e carinho pelos profissionais do município”, explica Eliane Magalhães, gerente pedagógica da Rede Municipal de Ensino.

Ainda segundo a gerente, a dinâmica de preparação segue até próximo aos dias da avaliação, com oito momentos de estudos intensificados. A programação da Trilha será dividida entre os estudantes do 9º e do 5º anos, sempre aos sábados, com quatro simulações para cada grupo. Os alunos também deverão repetir o esquema de estudos durante os meses de agosto e setembro, a fim de revisar conteúdos importantes.
As escolas também estão desenvolvendo atividades em sala de aula, como gincanas temáticas, reagrupamento de alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e aulões de reforço. A avaliação será aplicada, igualmente, para os alunos do 2º ano, mas a logística de preparação é mais leve e acontece de acordo com o andamento do ano letivo.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
