Segurança

SSP realiza simulado de sequestro a gerente de banco em Arapiraca nesta quinta-feira

Ação faz parte do Curso de Operações Policiais Integradas contra Crimes Violentos ao Patrimônio

Por 7Segundos, com Assessoria 06/08/2025 13h01 - Atualizado em 06/08/2025 13h01
SSP realiza simulado de sequestro a gerente de banco em Arapiraca nesta quinta-feira
Durante o exercício, será reproduzido um cenário realista de crime - Foto: Ascom SSP/AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas realiza, na manhã desta quinta-feira (7), um exercício simulado de sequestro de gerente de banco no município de Arapiraca. A simulação terá início às 9h, em frente à agência do Banco do Brasil localizada na Praça Manoel André, no Centro da cidade do Agreste alagoano.

A simulação faz parte do Curso de Operações Policiais Integradas contra Crimes Violentos ao Patrimônio, que começou na última segunda-feira (04) e conta com a participação de 45 profissionais. Segundo o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, Patrick Madeiro, os agentes estão sendo capacitados para enfrentar ocorrências de modalidades como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”.

“A ação faz parte do plano de treinamento integrado das forças de segurança do Estado, com foco no aperfeiçoamento das estratégias de resposta a crimes de grande impacto, como assaltos a instituições financeiras, sequestros e situações com reféns”, afirmou Patrick.

Durante o exercício, será reproduzido um cenário realista de crime, com envolvimento de policiais civis, militares e técnicos da Segurança Pública. A população não precisa se alarmar: trata-se de um treinamento previamente planejado, com todos os protocolos de segurança observados.

De acordo com a SSP, o objetivo é fortalecer a capacidade de resposta rápida, a integração entre os órgãos envolvidos e a tomada de decisões estratégicas sob pressão, além de testar o funcionamento dos canais de comunicação e o gerenciamento de crise.

A secretaria reforça que, apesar de ser uma simulação, o cenário montado exigirá a adoção de medidas reais de isolamento da área e controle do tráfego, para garantir a fluidez da operação. Equipes da Guarda Municipal e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Arapiraca vão dar apoio na operacionalidade do exercício.