Baleia-jubarte é encontrada morta no Litoral Sul de Alagoas
O encalhe ocorreu nesta terça-feira (13), mas a remoção do animal só ocorre nesta quinta, devido a maré cheia
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) registrou, nesta terça-feira (12), o primeiro encalhe de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) da temporada no estado. O animal, um macho juvenil com cerca de seis metros de comprimento, foi encontrado já sem vida e em avançado estado de decomposição, na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas.
Devido à maré alta, a remoção não foi realizada no momento do registro. A operação de retirada está programada para esta quarta-feira (13), às 11h, quando a maré estará mais baixa, permitindo o acesso das equipes ao local.

Durante a avaliação veterinária, foram identificados desprendimento de pele e marcas de mordida de tubarão. Entre julho e novembro, é comum a presença da espécie na costa brasileira, período em que as baleias se deslocam para águas mais quentes para reprodução e nascimento dos filhotes.
O PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto cobre o trecho entre Conde (BA) e Piaçabuçu (AL) e é executado, em Alagoas, pelo Instituto Biota; em Sergipe, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar; e na Bahia, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar, com responsabilidade técnica da Mineral Engenharia e Meio Ambiente.
A ação contou com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Prefeitura de Piaçabuçu.
O serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos ou mortos, pode ser acionado pelo telefone 0800 079 3434.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
