Baleia-jubarte é encontrada morta no Litoral Sul de Alagoas
O encalhe ocorreu nesta terça-feira (13), mas a remoção do animal só ocorre nesta quinta, devido a maré cheia
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) registrou, nesta terça-feira (12), o primeiro encalhe de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) da temporada no estado. O animal, um macho juvenil com cerca de seis metros de comprimento, foi encontrado já sem vida e em avançado estado de decomposição, na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas.
Devido à maré alta, a remoção não foi realizada no momento do registro. A operação de retirada está programada para esta quarta-feira (13), às 11h, quando a maré estará mais baixa, permitindo o acesso das equipes ao local.

Durante a avaliação veterinária, foram identificados desprendimento de pele e marcas de mordida de tubarão. Entre julho e novembro, é comum a presença da espécie na costa brasileira, período em que as baleias se deslocam para águas mais quentes para reprodução e nascimento dos filhotes.
O PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto cobre o trecho entre Conde (BA) e Piaçabuçu (AL) e é executado, em Alagoas, pelo Instituto Biota; em Sergipe, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar; e na Bahia, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar, com responsabilidade técnica da Mineral Engenharia e Meio Ambiente.
A ação contou com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Prefeitura de Piaçabuçu.
O serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos ou mortos, pode ser acionado pelo telefone 0800 079 3434.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
