Baleia-jubarte é encontrada morta no Litoral Sul de Alagoas
O encalhe ocorreu nesta terça-feira (13), mas a remoção do animal só ocorre nesta quinta, devido a maré cheia
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) registrou, nesta terça-feira (12), o primeiro encalhe de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) da temporada no estado. O animal, um macho juvenil com cerca de seis metros de comprimento, foi encontrado já sem vida e em avançado estado de decomposição, na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas.
Devido à maré alta, a remoção não foi realizada no momento do registro. A operação de retirada está programada para esta quarta-feira (13), às 11h, quando a maré estará mais baixa, permitindo o acesso das equipes ao local.

Durante a avaliação veterinária, foram identificados desprendimento de pele e marcas de mordida de tubarão. Entre julho e novembro, é comum a presença da espécie na costa brasileira, período em que as baleias se deslocam para águas mais quentes para reprodução e nascimento dos filhotes.
O PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto cobre o trecho entre Conde (BA) e Piaçabuçu (AL) e é executado, em Alagoas, pelo Instituto Biota; em Sergipe, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar; e na Bahia, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar, com responsabilidade técnica da Mineral Engenharia e Meio Ambiente.
A ação contou com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Prefeitura de Piaçabuçu.
O serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos ou mortos, pode ser acionado pelo telefone 0800 079 3434.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
