Curso de Direção de Fotografia oferece formação teórica e prática em Arapiraca e on-line
Com 25 horas de carga horária, iniciativa reúne grandes nomes do audiovisual e oferece vagas gratuitas para públicos prioritários

Arapiraca será ponto de encontro para quem deseja se aprofundar na arte da fotografia cinematográfica. Entre os dias 2 e 14 de setembro, o curso “Direção de Fotografia: movimento, luz e imagem” será oferecido em formato híbrido, com atividades on-line e presenciais na sede do Núcleo de Audiovisual de Arapiraca (Navi).
Voltado para profissionais, estudantes e entusiastas do audiovisual, o curso aborda desde fundamentos de iluminação e enquadramento até técnicas avançadas com câmeras, lentes e equipamentos profissionais.

Os participantes terão a oportunidade de aprender com Henrique Oliveira, Albert Ferreira e Joaddan Campos, especialistas que conduzirão módulos teóricos e práticos.
Henrique Oliveira ministra o módulo on-line nos dias 2 e 4 de setembro (19h às 21h30), abordando ponto de vista, ângulos, janelas, campo e imagem cinematográfica; Albert Ferreira conduz as aulas presenciais nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com foco em composição visual, ritmo, movimentos de câmera e o uso de lentes e maquinária; Joaddan Campos finaliza o curso nos dias 13 e 14 de setembro, também de forma presencial, tratando da iluminação cinematográfica, técnicas com refletores, filtros e estruturas elétricas.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa. “Investir na formação de profissionais do audiovisual é investir na capacidade de contar nossas histórias com qualidade e sensibilidade. É sobre abrir caminhos para talentos que muitas vezes não teriam acesso a equipamentos ou referências do cinema. Nosso compromisso é democratizar a cultura e fortalecer o setor audiovisual de Alagoas”, disse a gestora.

As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro, com vagas limitadas. Há oportunidades gratuitas destinadas a povos tradicionais, quilombolas, indígenas, pessoas negras, trans, com deficiência, estudantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Interessados podem solicitar a gratuidade por meio do formulário: https://estacaonavi.com.br/curso/direcao-de-fotografia-movimento-luz-imagem/.
A iniciativa é uma realização da Arte Camaleão, Navi, Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e Ministério da Cultura, através do Fundo Setorial do Audiovisual e Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Últimas notícias

Caminhão carregado de garrafões de água tomba em Viçosa

Homem de 28 anos é morto a tiros no Conjunto Novo Jardim

Produtor cultural lança projeto de salvaguarda no Litoral Norte de Alagoas

Representando Comissão da Câmara, Teca Nelma defende ensino público em ato da Feira da Reforma Agrária

Videomonitoramento da SSP flagra agressão contra mulher e autor é preso em flagrante

Ex-Exaltasamba, cantor Chrigor é internado e cancela agenda de shows
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
