Curso de Direção de Fotografia oferece formação teórica e prática em Arapiraca e on-line
Com 25 horas de carga horária, iniciativa reúne grandes nomes do audiovisual e oferece vagas gratuitas para públicos prioritários
Arapiraca será ponto de encontro para quem deseja se aprofundar na arte da fotografia cinematográfica. Entre os dias 2 e 14 de setembro, o curso “Direção de Fotografia: movimento, luz e imagem” será oferecido em formato híbrido, com atividades on-line e presenciais na sede do Núcleo de Audiovisual de Arapiraca (Navi).
Voltado para profissionais, estudantes e entusiastas do audiovisual, o curso aborda desde fundamentos de iluminação e enquadramento até técnicas avançadas com câmeras, lentes e equipamentos profissionais.

Os participantes terão a oportunidade de aprender com Henrique Oliveira, Albert Ferreira e Joaddan Campos, especialistas que conduzirão módulos teóricos e práticos.
Henrique Oliveira ministra o módulo on-line nos dias 2 e 4 de setembro (19h às 21h30), abordando ponto de vista, ângulos, janelas, campo e imagem cinematográfica; Albert Ferreira conduz as aulas presenciais nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com foco em composição visual, ritmo, movimentos de câmera e o uso de lentes e maquinária; Joaddan Campos finaliza o curso nos dias 13 e 14 de setembro, também de forma presencial, tratando da iluminação cinematográfica, técnicas com refletores, filtros e estruturas elétricas.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa. “Investir na formação de profissionais do audiovisual é investir na capacidade de contar nossas histórias com qualidade e sensibilidade. É sobre abrir caminhos para talentos que muitas vezes não teriam acesso a equipamentos ou referências do cinema. Nosso compromisso é democratizar a cultura e fortalecer o setor audiovisual de Alagoas”, disse a gestora.

As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro, com vagas limitadas. Há oportunidades gratuitas destinadas a povos tradicionais, quilombolas, indígenas, pessoas negras, trans, com deficiência, estudantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Interessados podem solicitar a gratuidade por meio do formulário: https://estacaonavi.com.br/curso/direcao-de-fotografia-movimento-luz-imagem/.
A iniciativa é uma realização da Arte Camaleão, Navi, Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e Ministério da Cultura, através do Fundo Setorial do Audiovisual e Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Últimas notícias
Polícia Militar define esquema de segurança para aplicação da Prova Nacional Docente
Casal convoca selecionados no programa Jovem Aprendiz
Procon Maceió revela que custa da cesta básica varia entre R$ 90,06 e R$ 196,77
Flávia Cavalcante destina emenda parlamentar para implantar Casa Rosa em Matriz de Camaragibe
Promotor contesta legítima defesa de acusado de matar a sogra e ocultar o corpo em geladeira
Seduc e PM divulgam edital de processo seletivo para o Colégio Tiradentes em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
