Política

Dantas sai em defesa de Paulão e defende mandato do petista na Câmara dos Deputados

Deputado pode ter o mandato cassado por conta de uma ação movida pelo Republicanos contra João Catunda

Por Felipe Ferreira 29/09/2025 11h11
Dantas sai em defesa de Paulão e defende mandato do petista na Câmara dos Deputados
Paulão e o governador Paulo Dantas - Foto: Reprodução/Redes sociais

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), saiu em defesa do mandato do deputado federal Paulão (PT) na Câmara dos Deputados, ameaçado por uma ação na Justiça movida pelo Republicanos contra o ex-vereador por Maceió, João Catunda (PP).

Dantas disse ser contra a cassação de Paulão e defendeu que o petista deve continuar exercendo seu mandato na Câmara dos Deputados.

“Eu me posicionei contra desde o início e mantenho a mesma posição aqui de que sou favorável ao deputado federal Paulão para que continue a exercer o seu mandato até o fim”, afirmou o governador durante evento em Rio Largo na semana passada.

A ação movida pelo Republicanos pede a anulação dos votos do então candidato a deputado federal em 2022, João Catunda (PP), alterando o coeficiente eleitoral.

A medida tira Paulão do cargo e favorece o ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque, filho do presidente estadual do Republicanos, Antônio Albuquerque.

O julgamento da ação no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) foi suspenso para que a defesa do petista possa apresentar seus argumentos. O deputado não estava citado nos autos apesar de ser diretamente afetado pela ação.

Na semana passada, Paulão conseguiu ser incluído como assistente nos autos do processo em andamento. A medida garante ao parlamentar o direito de acompanhar de perto os desdobramentos da ação, apresentar manifestações e reforçar os argumentos da parte que apoia.