Obra de nova ponte viabilizada por Arthur Lira liga comunidades rurais em Igreja Nova
Ponte conecta comunidades e impulsiona agricultura local
Mais um investimento importante viabilizado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL) está levando desenvolvimento e melhorando a vida de famílias no interior de Alagoas. A Codevasf iniciou a implantação de uma ponte sobre o riacho Vista Alegre, no município de Igreja Nova, com o objetivo de unir as comunidades rurais Bela Vista e Vista Alegre, facilitando o deslocamento de moradores e o escoamento da produção agrícola local.
A obra, orçada em cerca de R$ 1 milhão, está sendo executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Prefeitura de Igreja Nova, que participa com contrapartida de aproximadamente R$ 134 mil. O projeto é financiado com recursos viabilizados por emenda parlamentar do deputado Arthur Lira, dentro do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado – Nacional.
Com 20 metros de extensão e 6,4 metros de largura, a ponte será construída em concreto armado e terá longarinas em concreto protendido, garantindo durabilidade e segurança. O projeto inclui ainda duas faixas de rolamento e guarda-rodas do tipo “New Jersey”, proporcionando melhores condições de tráfego e mais segurança aos moradores.
Atualmente, as comunidades da região enfrentam dificuldades na travessia do riacho, especialmente durante o período chuvoso, o que compromete o transporte de produtos agrícolas e o acesso a serviços públicos. A nova ponte vai encurtar distâncias, facilitar o escoamento da produção e integrar de forma mais eficiente as áreas rurais do município.
O deputado Arthur Lira destacou que o investimento representa mais do que uma obra de infraestrutura — é um passo concreto para fortalecer o interior e dar dignidade às famílias que vivem do campo. “Nosso compromisso é garantir que cada comunidade tenha acesso, segurança e oportunidades. Essa ponte simboliza o que acreditamos: integrar o campo, gerar desenvolvimento e aproximar as pessoas”, afirmou Lira.
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, a obra “vai melhorar o escoamento da produção e o acesso da população rural a escolas, postos de saúde e demais serviços públicos, fortalecendo o desenvolvimento local”. O prefeito de Igreja Nova, Tiago Mateus, também celebrou a parceria: “A implantação da ponte é um sonho antigo das comunidades. Com o apoio do deputado Arthur Lira e da Codevasf, estamos tornando essa conquista uma realidade que vai transformar a mobilidade e a economia da região.”
Com 29% das obras já executadas, os serviços de fundação estão em andamento, e a previsão é de que a ponte seja concluída até o primeiro semestre de 2026, após o fim do período chuvoso. O investimento reforça o compromisso do deputado Arthur Lira com o fortalecimento da infraestrutura e o desenvolvimento das zonas rurais de Alagoas, promovendo mais integração, mobilidade e qualidade de vida para as famílias do campo.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
