Semarh emite estado de atenção para baixa umidade no Sertão de Alagoas
Massa de ar quente deve deixar o tempo mais seco até domingo, aumentando o risco de queimadas e problemas respiratórios
Um estado de atenção de baixa umidade do ar para as regiões do Sertão e Sertão do São Francisco foi emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). O aviso é válido até domingo (2) e visa orientar a população sobre os riscos provocados pela baixa umidade do ar.
Segundo os meteorologistas da Semarh, o fenômeno é causado pela atuação de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Essa condição meteorológica impede a formação de nuvens e reduz a umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia.
Esse tipo de situação é típico do período mais quente e seco do ano e requer atenção redobrada da população, especialmente em relação à saúde e à prevenção de queimadas. A exposição prolongada ao ar seco pode provocar problemas respiratórios, irritação nos olhos, garganta seca, cansaço e desidratação.
É recomendado à população que ingira bastante água ao longo do dia, evite atividades físicas intensas entre 10h e 16h, use roupas leves e mantenha ambientes umidificados, sempre que possível. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem ter cuidados especiais nesse período.
Outro ponto de preocupação é o aumento do risco de queimadas, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Com a vegetação mais seca e o calor intenso, qualquer foco de fogo pode se espalhar rapidamente. A Semarh alerta que as queimadas, além de ilegais em muitos casos, agravam o problema da baixa umidade e prejudicam ainda mais a qualidade do ar.
O corpo técnico do órgão seguirá monitorando as condições meteorológicas e hidrológicas do estado. Caso o clima fique ainda mais seco nos próximos dias ou surjam novos fatores de risco, novos avisos poderão ser emitidos.
Últimas notícias
Celina Leão recebeu Michelle em aeroporto após prisão de Bolsonaro
Caiado é internado após arritmia cardíaca e passará por ablação
Flávio pede que apoiadores evitem PF e vão a vigília por Bolsonaro
Após 25 dias internado, morre quinto policial baleado em megaoperação no RJ
Homem armado e encapuzado invade cemitério e rouba moto de vigilante em Delmiro Gouveia
Homem é preso após tentar matar desafeto em via pública de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
