Semarh emite estado de atenção para baixa umidade no Sertão de Alagoas
Massa de ar quente deve deixar o tempo mais seco até domingo, aumentando o risco de queimadas e problemas respiratórios
Um estado de atenção de baixa umidade do ar para as regiões do Sertão e Sertão do São Francisco foi emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). O aviso é válido até domingo (2) e visa orientar a população sobre os riscos provocados pela baixa umidade do ar.
Segundo os meteorologistas da Semarh, o fenômeno é causado pela atuação de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Essa condição meteorológica impede a formação de nuvens e reduz a umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia.
Esse tipo de situação é típico do período mais quente e seco do ano e requer atenção redobrada da população, especialmente em relação à saúde e à prevenção de queimadas. A exposição prolongada ao ar seco pode provocar problemas respiratórios, irritação nos olhos, garganta seca, cansaço e desidratação.
É recomendado à população que ingira bastante água ao longo do dia, evite atividades físicas intensas entre 10h e 16h, use roupas leves e mantenha ambientes umidificados, sempre que possível. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem ter cuidados especiais nesse período.
Outro ponto de preocupação é o aumento do risco de queimadas, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Com a vegetação mais seca e o calor intenso, qualquer foco de fogo pode se espalhar rapidamente. A Semarh alerta que as queimadas, além de ilegais em muitos casos, agravam o problema da baixa umidade e prejudicam ainda mais a qualidade do ar.
O corpo técnico do órgão seguirá monitorando as condições meteorológicas e hidrológicas do estado. Caso o clima fique ainda mais seco nos próximos dias ou surjam novos fatores de risco, novos avisos poderão ser emitidos.
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
