Marcelo VIPs, conhecido como um dos maiores golpistas do Brasil, morre em Joinville
Morte de Marcelo, em decorrência de cirrose hepática, foi comunicada pelo advogado e confirmada pela prefeitura. Natural de Maringá, norte do Paraná, ele foi tema de filmes, documentários e livros
Morreu, aos 49 anos, o paranaense Marcelo Nascimento da Rocha, o "Marcelo VIPs", que ficou conhecido nacionalmente por golpes que cometeu.
Segundo o advogado Nilton Ribeiro, do escritório que atendia Marcelo, a morte foi em decorrência de cirrose hepática, doença crônica que causa cicatrizes no fígado e prejudica o funcionamento do órgão.
Natural de Maringá, norte do estado, ele estrelou o documentário "VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso", de 2010, e foi tema do filme de ficção "VIPs", de 2011, estrelado por Wagner Moura.
Ele morreu na terça-feira (9) em Joinville (SC), durante uma passagem pela cidade para uma temporada de trabalho. O homem vivia em Curitiba. O enterro de Marcelo será nesta quarta (10), em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital paranaense.

Segundo o advogado Roberto Bona Junior, que era amigo de Marcelo e comunicou a morte, atualmente o cliente vivia um período de ressocialização como produtor de grandes artistas.
"O Brasil conheceu um Marcelo, o VIPs. Um ícone, reconhecido por todas as coisas erradas que fez na vida. Virou filme, livro, documentário. Aonde quer que andasse com ele o reconheciam, como uma grande celebridade. Mas o que poucos conheciam era o verdadeiro Marcelo [...] Fez muita coisa errada na vida, mas que soube aproveitar as novas chances e escrever outra história", relatou Roberto em uma rede social.
Entre os muitos golpes que cometeu e mentiras públicas que contou, uma das histórias mais conhecidas dele se deu quando tentou se passar por proprietário da companhia aérea Gol.
Foi preso em diversas ocasiões, uma delas em 2018, quando ex-presidiários que usavam falsos atestados para progressão de regime foram alvo de operação. À época, ele estava em Mato Grosso.
De piloto do narcotráfico a mentiroso profissional
Parte da história de Marcelo foi contada em uma biografia lançada em 2005. No material, ele conta que começou a dar golpes aos 14 anos, mesmo nunca tendo faltado nada em casa.
Aos 18, ele afirma no livro que virou piloto do narcotráfico. As mentiras, das mais variadas, eram inventadas em paralelo ao serviço, segundo o próprio Marcelo.
"Quando não estava pilotando, me fazia passar por outras pessoas. Apareci na mídia diversas vezes com meus personagens inventados."
No mesmo livro, a mãe de Marcelo foi entrevistada. Ela contou que a família "perdeu o controle" sobre ele após se mudarem para Curitiba, quando ele tinha oito anos de idade.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
