Arapiraca

Reclamações contra a Casal se multiplicam em Arapiraca por falhas no abastecimento de água

Empresa negou desabastecimento

Por 7Segundos 26/12/2025 13h01 - Atualizado em 26/12/2025 13h01
Reclamações contra a Casal se multiplicam em Arapiraca por falhas no abastecimento de água
Sem água nas torneiras - Foto: Reprodução

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vem sendo alvo de constantes reclamações em Arapiraca, no Agreste alagoano, devido ao que moradores classificam como péssima qualidade no serviço de abastecimento de água. Em diversos bairros, a população afirma enfrentar, há mais de um mês, problemas recorrentes de inconstância no fornecimento, com longos períodos sem água nas torneiras.

Entre os relatos, um morador do bairro Arnon de Mello procurou o Portal 7Segundos para denunciar a situação enfrentada no dia a dia. Segundo ele, há dias em que o abastecimento simplesmente não ocorre e, quando a água retorna, permanece por pouco tempo, impossibilitando o enchimento completo das caixas d’água e tornando o desabastecimento um ciclo contínuo e revoltante.

No depoimento enviado à reportagem, o morador comparou a vizinhança desabafa sobre os impactos diretos na rotina doméstica e critica a postura da empresa:

“Não tem água pra cozinhar, pra limpar a casa ou lavar as roupas. Parece que vivemos no Cortiço de Rita Baiana, do clássico de Aluísio de Azevedo. E ainda acho que eles têm mais dignidade que todos nós. E sabe o que é ainda mais preocupante? O deboche dos funcionários da Casal, que são consumidores e moradores da mesma cidade, e já me aconselharam a fazer um poço (artesiano). A gente tá à mercê de uma empresa sucateada e totalmente contra o povo!”

Diante das denúncias, o Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal, que negou a existência de desabastecimento prolongado na região citada. Em nota oficial, a companhia afirmou não haver registros que justifiquem a falta de água pelo período relatado pelo morador. Confira a nota na íntegra:

“A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, após verificação junto às equipes operacionais, não há registro de desabastecimento prolongado na região do Centro de Arapiraca que justifique a permanência de até 10 dias sem fornecimento de água, salvo em casos pontuais e específicos. Para uma apuração mais precisa, é necessário que o ouvinte informe o empreendimento ou localidade exata, bem como o número da matrícula do imóvel. Reforçamos que as ocorrências podem ser registradas pelo Fone Fácil 0800 082 0195, com ligação gratuita.”

Apesar da negativa oficial, moradores de diferentes pontos da cidade continuam afirmando que o problema é real e recorrente, cobrando soluções efetivas e mais transparência por parte da companhia responsável pelo abastecimento de água em Arapiraca.