Prefeitura de Arapiraca alerta sobre queimadas e descarte irregular de lixo
Queimar lixo é ilegal e causa prejuízos à fauna e flora do município, além de afetar a saúde da população
Além de afetar diretamente a saúde da população, especialmente crianças e idosos, com a produção de fumaça tóxica, as queimadas causam danos irreparáveis à fauna e flora locais. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), reforça o alerta à população sobre os riscos e as consequências deste ato criminoso em áreas ambientais.
Provocar queimadas é considerado crime e a prática está sujeita a multa e outras sanções, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A Gestão Municipal orienta que, diante de qualquer foco de queimadas, a população acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do número 193, ou a SMDUMA, por meio do site Integra Arapiraca.
Um dos principais motivos que acarretam este tipo de crime ambiental é o descarte irregular de lixo. As queimadas são utilizadas como forma de “se livrar” rapidamente do material, mas podem causar grandes prejuízos materiais e ambientais, atingindo vegetação nativa, áreas residenciais e redes elétricas.
Por outro lado, as queimadas são utilizadas como uma forma de descartar restos de poda, mas isso também se configura como crime ambiental. Toda atividade de supressão de árvores e limpeza de terreno precisa ser realizada por órgão licenciado, como a SMDUMA. O serviço é gratuito e está disponível através da assistente virtual Cida, no WhatsApp 82 97604-5269.
Para evitar este tipo de dano, a população deve respeitar a coleta de lixo do município, que possui um cronograma regular e passa pelos bairros de Arapiraca diariamente. É fundamental que cada cidadão respeite os dias e horários de recolhimento, reforçando o compromisso coletivo de manter a cidade limpa e segura.
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Motorista com sinais de embriaguez fica ferido após bater carro contra muro em Maceió
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
