Detran Alagoas estabelece normas e critérios para cadastro de instrutores autônomos
Profissionais precisam estar registrados junto ao órgão estadual para ministrar as aulas práticas de direção veicular
A CNH do Brasil chegou para facilitar o acesso da população à 1ª habilitação, mas também vai gerar renda para as pessoas que desejam se tornar instrutores de trânsito autônomos. Alinhado à Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que instituiu a CNH do Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) publicou, na quinta-feira (23), a Portaria Nº 81/2026 que estabelece as normas e critérios para o cadastro desses profissionais junto ao órgão estadual.
Para realizar o registro e conseguir a autorização, o instrutor autônomo deve procurar o atendimento presencial no prédio-sede do Detran/AL, nas Ciretrans localizadas no interior do estado, ou nas Centrais Já!. Os profissionais devem ter, no mínimo, 21 anos, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida com, no mínimo, dois anos de experiência na categoria pretendida. Eles devem preencher um requerimento indicando a categoria para a qual pretendem ministrar as aulas práticas e ter comprovante de residência atualizado, certificado de conclusão de curso de formação de instrutor de trânsito e certidão negativa estadual e federal de antecedentes criminais.
O instrutor também deverá apresentar uma certidão emitida pelo Detran/AL (https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/guia-certidao-cnh/), mostrando que ele não cometeu nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias. Após a análise e aprovação dos documentos, o instrutor será comunicado sobre a conclusão do cadastro e a autorização pelo e-mail informado no requerimento.
Sendo aprovado, o instrutor deverá emitir e pagar a guia de emissão do crachá de identificação, disponível no link https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/credenciamento-cfc/. Com a guia paga, o profissional deve solicitar a confecção do documento pelo e-mail [email protected], enviando um documento com foto, a guia do serviço de emissão do crachá, e o comprovante de pagamento.
“Para garantir uma boa prestação desse serviço aos alagoanos, faremos periodicamente um recadastramento com os instrutores, mantendo os dados cadastrais atualizados. Caso os profissionais sejam flagrados atuando sem autorização válida, eles serão penalizados com sanções administrativas, como estabelece a legislação vigente”, afirma Nivaldo Silva, superintendente de Credenciamentos do Detran/AL.
Para mais informações, os interessados podem conferir a portaria publicada no Diário Oficial do Estado e a Resolução do Contran Nº 1.020/2025.
Últimas notícias
Rodrigo Cunha toma posse como prefeito de Maceió após renúncia de JHC
Xuxa cobra justiça após morte brutal do elefante-marinho Leôncio em Alagoas
Justiça mantém prisão de motorista embriagado que matou irmãos alagoanos em SP
Homem é detido com facão e drogas após ameaçar moradores em Penedo
JHC entrega Renasce Salgadinho, maior obra ambiental de Alagoas
Tio usou macaco hidráulico para tirar carro de cima de criança alagoana morta em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
MPF cobra medidas protetivas ao rio Mundaú e lagoas Mundaú e Manguaba
